Festa Literária das Periferias, a Flup, acontece no Centro de Artes da Maré com uma programação em homenagem aos 100 anos da morte de Lima Barreto

Foto: Divulgação/Francisco Costa/Maré de Notícias

Por Mauro Utida

A emblemática comunidade do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, vai receber de 5 a 11 de dezembro, a 12ª edição da Festa Literária das Periferias, a Flup, que irá homenagear o centenário da morte de Lima Barreto.

Durante uma semana, a Maré de Marielle Franco, onde vivem 140 mil pessoas, receberá uma programação gratuita com a participação de escritores e escritoras como Conceição Evaristo, Anielle Franco, Marcelino Freire, Jarid Arraes, Jessé Andarilho e Geovani Martins.

A programação da Flup na Maré também terá shows do Awurê, da N.I.N.A do Porte, Experiência Afrofunk e mais. A programação completa pode ser acessada no site da FLUP 2022.

Um dos destaques da Flup são os Slams. Neste ano, a Maré receberá artistas para quatro batalhas poéticas, envolvendo de indígenas a secundaristas da Maré, de cubanos a guatemaltecos, de acreanos a baianos, numa narrativa não binárie, descolonial e acima de tudo solar. “Será vibrante”, garante a organização.

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Flup 2022 (@fluprj)

“A Flup é da favela. É pela favela que a Flup existe. Favela é lugar de cultura, de literatura e de poesia”, diz a organização que acredita que esta experiência pode transformar a Maré que vive um contexto difícil, assim como experiências anteriores no Vigário Geral, Mangueira, Babilônia, Cidade de Deus e Vidigal.