Foto: Governo da Bahia

Aldeias indígenas isoladas, mais de 9,3 mil pessoas desalojadas ou desabrigadas. O balanço das inundações e deslizamentos provocados por fortes chuvas no sul da Bahia fez cinco municípios decretarem situação de emergência.  Os mais afetados são Ilhéus, Itabela, Caravelas, Prado, Alcobaça, Belmonte, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália.

Até a segunda-feira (24), três mortes já haviam sido contabilizadas: um casal de turistas mineiros e um pescador, que era tio da artista Carla Perez. Moradores relatam falta de um maior empenho no acompanhamento da situação pelo governo estadual e o federal.

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Ilhéus, por exemplo, está sob alerta vermelha e existe a previsão de que a chuva persista no município até sexta-feira (28). O município registrou 177 mm em apenas 12 horas. Em alguns municípios esse número foi para 300 mm.

O cenário devastador são sinais evidentes de drásticas mudanças causadas por fenômenos climáticos mundiais que assolam o Brasil nos últimos anos.

O mal uso do solo, o licenciamento de projetos de grandes empreendimentos turísticos que devastam biomas e áreas protegidas, o abandono da população pelo poder público e a falta de visibilidade nacional, também apontam para o racismo ambiental, que atinge especialmente locais e populações mais empobrecidas e vulnerabilizadas.

Mobilização popular

Frente ao impacto das inundações, a mobilização popular dos moradores e o apoio da sociedade civil têm se tornado fundamental.

As escolas municipais e estaduais viraram pontos de apoio para arrecadar as doações. Os itens mais urgentes são colchões, roupas de cama, alimentos não perecíveis, agasalhos, itens de higiene pessoal e água.

O ponto de arrecadação de doações é o Colégio Estadual Indígena – Coroa Vermelha (BA).

Também é possível ajudar por meio do PIX da Associação de Moradores Amigos Santo André (Amasa): [email protected] (e-mail); ou por transferência bancária: Agência: 3183 Conta: 61715-6 | Margarida Sousa.

O ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa, e o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, viajaram para Itabuna, no sul da Bahia, na segunda-feira. Acompanhados do governador Jerônimo Rodrigues (PT), eles sobrevoaram áreas afetadas pelos temporais na região.