Camiseta tem artes feitas durante a pandemia e será vendida durante o mês do orgulho LGBTQI+

 

.

Nesta quarta feira (17) foi lançado o projeto Suporte, uma colaboração de 22 artistas visuais LGBTQI+ de diversas cidades do Brasil que retrataram em uma camiseta um pouco da experiência de cada um durante a pandemia do COVID-19. As pessoas artistas desenvolveram uma ilustração em formato de um mosaico na estampa do produto, que será vendido através das redes do Suporte e terá a renda totalmente revertida para instituições que estão apoiando a comunidade neste momento crítico. As vendas têm um tempo limitado de apenas dez dias, entre 17 e 26 de junho, e segue o calendário do mês do orgulho LGBTQI+.

Em todo o mundo, a população LGBTQI+, principalmente a parcela trans, é uma das mais afetadas pela pandemia do COVID-19, desde taxas de desemprego à violência doméstica. Medidas são tomadas pelos governos e iniciativas sociais para reparar os danos causados pelo distanciamento social e aumentar a proteção a pessoas em situação de maior vulnerabilidade. No país, 90% da população trans e travesti trabalha no mercado informal (ANTRA) e está impossibilitada de exercer suas funções.

Foi a partir desses fatos que um grupo de amigues de diversas experiências profissionais percebeu que poderiam externar suas inquietações através de criatividade e coletividade para ajudar a diminuir o impacto negativo na comunidade. “Durante dois meses, nos reunimos quase que diariamente, para a concepção, criação e desenvolvimento do projeto. Feito com muito carinho e atenção. Além de ser um produto visualmente muito interessante, pois reúne artistas incríveis dos mais variados pontos de vista e estéticas, todos em uma só arte, e o mais importante, todos em prol de uma causa e passando variadas mensagens de conforto”, comenta Marcela Nunes, uma das pessoas que colaborou na criação do projeto.

O resultado é um retrato de uma realidade única a partir de identidades de diversas raças, gêneros, corpos e contextos sociais. As ilustrações de cada artista vão de uma ebulição criativa à mensagens de conforto e apoio mútuo, facilmente identificado em símbolos marcantes e frases carregadas de sentimento, como na contribuição de Dante Freire aka Inf3rnin, que colocou no papel um pouco da sensação de ser desafiado emocionalmente e de tentar se fazer presente na vida das pessoas que ama durante o período de distanciamento social. Artista soteropolitano e homem trans, através de sua arte Dante constrói pontes e novas perspectivas sobre a leitura de corpos, corpas e formas não aceitas no cistema.

“É de extrema importância para mim somar e em coletivo  promover uma ação para arrecadar fundos pra tanta gente que precisa de suporte e precisa ser assistida”, conta Gabe Paraíso que também colaborou com Suporte e assistiu sua realidade enquanto travesti, artista e produtora independente sendo exposta em um cenário de falta de acessos e oportunidades. Já o artista multidisciplinar Edu Reis retrata: “Tem sido aterrorizante, tenho dois agravantes nessa equação que são: sou negro e moro na periferia. Tenho 10 vezes mais chances de morrer por COVID-19. A ideia da ilustração “fica viva” tem sido um mantra que eu repito durante os dias como forma de enxergar um futuro pós pandemia e genocídio da população negra LGBTQI+”.

Suporte foi criade para ajudar instituições de apoio à comunidade LGBTQI+ de forma transparente e também vai destinar uma parcela do total das vendas para as pessoas artistas que desenvolveram suas estampas.“Para desenvolver o projeto gráfico da Suporte, pensamos em algumas referências visuais de publicações antigas, como zines e revistas impressas, inclusive seus anúncios, adicionando uma atmosfera forte do Kitsch, ao mesmo tempo em que se propõe descontraída e contemporânea, seja no uso das cores, das formas ou das fontes” detalha Rod Souza Leão, um dos responsáveis por desenvolver o projeto gráfico junto com o designer Marcelo Rodrigues.

Cada camiseta será comercializada por R$100 e o link para a loja virtual está na bio do Instagram (@suporte.suporte), que também é o principal canal de comunicação da iniciativa. De toda renda arrecadada, serão descontados apenas os custos de produção e o restante do valor será destinado às doações. O projeto disponibilizará o acesso ao acompanhamento dos números da campanha para todes através de uma ferramenta online.

As instituições:

Instituto Transviver

Recife recebe novo projeto voltado para acompanhamento e apoio psicológico para as pessoas Trans, podendo se estender à população L, G e B. O projeto “Transviver” atende o público Trans uma vez por semana para acolhimento, fortalecimento e encaminhamento psicoterapêutico, com planos de estender o atendimento à população L, G e B. “O propósito do projeto é inicialmente dar equilíbrio para que as pessoas Trans possam iniciar um processo de inserção na sociedade através do convívio familiar e social.”, afirma Regina Guimarães. Além do grupo de vivência, o projeto fará encaminhamentos para empregabilidade, qualificação profissional, lazer, acompanhamento hormonal, retificação de prenome e demais demandas da população LGBT.

Casa Chama

A Casa Chama é uma associação de cuidados LGBTQIPA+ plural e fluida, que surgiu da necessidade de criar mais espaços de discussão e ação focado nas pessoas travestis, transexuais, trangêneras, transvestigênere e não binárias. A casa é um ambiente de convívio seguro que produz desde eventos culturais, grupos de estudo até projetos de cuidado. Para isso, fazemos uso de ferramentas de organizações civis por meio de ações colaborativas. Aqui, antes de mais nada, o exercício entre todEs é reconhecer o seu lugar de fala e as potências de cada um a fim de descobrir como podemos compartilhar novas maneiras TRANSversais de estar no mundo.

Artistas

De vários lugares do Brasil, de corpos e corpas distintes, de vozes únicas, as pessoas artistas que participam de Suporte além dar vida ao projeto, também receberão uma contribuição. Um terço do valor arrecadado será dividido entre todes e deixando também aberto para quem preferir abdicar da sua parte. O time conta com nomes queridinhos como Leandro Assis (@lebassis), Sofia de Carvalho (@sofiacrvo), Giorgia Narciso (@giorgianarciso), Alexandre Lindenberg do Estúdio Margem (@estudiomargem) e ferozes como Uare (@erremays) e Mario Bros (@omariobros_). Veja a lista completa de pessoas artistas:

Alexandre Lindenberg (@estudiomargem)

Ana Flávia (@affnana)

Andy Reis (@unicorniante)

Edu Reis (@edureissss)

Furmiga (@furmig)

Gabe Paraíso (@gabeparaiso)

Giorgia Narciso (@giorgianarciso)

Herbert Loureiro (@herbbbbie)

Inf3rnin (@inf3rnin)

Ivo Cabo (@invocad0)

Lomomolo (@lomomolomomolo)

Luccas Morais (@ladyetal)

Magris (@mmagris)

Mario Bros (@omariobros_)

Natan (@sad.natan)

Sofia Carvalho (@sofiacrvo)

Uare (@erremays)

Velicastelo (@velicastelo)

Yazzion (@yazzion.co)

 

Serviço:

Suporte

O produto é encontrado no Instagram (@suporte.suporte)

Vendas de 17 a 26 de junho.

Pessoas idealizadoras: @marcelapam, @nanda.ttt, @marcelorodjr, @emannuelalves, @joaoizzidio, @rodsouzaleao e @pedroluca.s

Comunicação & Design: @rodsouzaleao, @marcelorodjr e @nanda.ttt

Site: @nanda.ttt

Assessoria: @anamolotov @noarcm

Uma camiseta independente criada por artistas visuais LGBTQI+, sem fins lucrativos, para contribuir com instituições LGBTQI+ durante a pandemia.

Mais informações: contatosuporte.suporte@gmail.com