Escolas livres, pandemia, aborto e educação foram temas do debate. Confira na íntegra.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Mídia NINJA (@midianinja)

No Brasil já são mais de 11,5 milhões de mães solo. 61% delas são negras e 63% de casas de família são chefiadas por mães negras e pobres. Com este panorama, a artista plástica Di Couto deu início ao debate sobre maternidade no IGTV da Mídia NINJA em mais uma edição do Papo NINJA, na véspera do dia das mães. Para o debate, foram convidadas ainda a atriz Dani Ornellas e a jogadora de vôlei Carol Solberg. O debate pode ser visto na íntegra em link acima.

A mediação foi feita por Di Couto, que explanou sobre o projeto voltado a mães de comunidades feito em parceria com Central Única das Favelas (CUFA). Um leilão de obras feitas por mulheres mães foi realizado naquele sábado à noite para arrecadar recursos. O primeiro tema colocado na roda foi educação em tempos de pandemia e especificamente o fechamento e reabertura das escolas em tempos de crise. O consenso das participantes apontou sobre uma discussão ainda mais profunda envolvendo toda a conduta do governo federal diante da crise sanitária e que a educação nunca foi colocada como prioridade mesmo antes do início dos contágios e mortes por Covid-19 no Brasil.

“Claro que a gente quer que nossos filhos vão à escola, mas é preciso pensar não só na gente. É preciso olhar o Brasil, como (a reabertura) poderia funcionar para todo mundo”, disse Carol. “

Cada uma pôde explanar ainda sobre as experiências individuais de criação, cocriação e educação de seus filhos. “É preciso crescer consciente do pais que meu filho vive e pra isso eu conto com um quilombo. Essa tribo que educa”, disse Dani. “Meu filho, então, sempre circulou comigo no Rio inteiro, aparelhando o olhar dele pro mundo”, complementou, afirmando que a educação passa por um comabte constante à ignorância.

“Eu tento muito filtrar as coisas que mostro pra Cora”, disse Di. “Mostrar protaganistas mulheres, mulheres negras. Mas é uma luta que não é fácil. Quando eu vejo, ela está na TV vendo Bárbie e estou tendo um colapso nervoso”, brinca.