Foto: Ricardo Stuckert

Com 50,8% dos votos válidos para Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-presidente poderá vencer as eleições para a presidência da República já no primeiro turno, como aponta a pesquisa Sensus divulgada nesta quarta-feira (13) pela revista IstoÉ.

Nos votos válidos são desconsiderados os brancos/nulos, e aqueles que não sabem ou não responderam em quem votariam. Para vencer em primeiro turno, o candidato precisar ultrapassar a soma percentual dos demais candidatos. Excluindo-se brancos, nulos, não sabem e não respondem, os demais candidatos somam 42% e Lula Lula tem 43,3% dos votos totais. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Bolsonaro aparece com 28,8%, com chances de amargar derrota já em 2 de outubro.

Ciro Gomes (PDT) aparece na sequência com 6,3%. João Doria (PSDB) com 2,6% e André Janones (Avante) com 2%; Os três estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro.

Vera Lucia (PSTU) tem 1,1%; Simone Tebet (MDB), 0,8%; Felipe D’Ávila (Novo), Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP) e Sofia Manzano (PCB), têm todos 0,1%.Eles estão tecnicamente empatados com Doria e Janones, mas não alcançam Ciro.

A pesquisa está registrada sob o número BR-01631/2022 e foi realizada entre os dias 8 e 11 de abril. Foram feitas 2 mil entrevistas domiciliares com pessoas a partir de 16 anos. O levantamento foi feito em 108 municípios de 24 unidades da federação, nas cinco regiões do país.

A Sensus também fez simulações de outros seis cenários para o 2º turno. Lula venceria todos os candidatos em eventual disputa.