“Nós viemos aqui nessa COP pra dizer pra vocês que vamos falar com o secretário geral da ONU pra pedir que a COP de 2025 seja feita no Brasil e que seja realizada na Amazônia, afirmou Lula. Foto: Mídia NINJA

Luiz Inácio Lula da Silva está hoje na sua primeira agenda internacional depois de eleito presidente do Brasil e, no stand organizado pelos governadores da Amazônia, fez um pequeno discurso sobre a retomada do protagonismo do Brasil no mundo.

“Eu estou aqui pra dizer pra todos vocês que o Brasil está de volta a COP! O Brasil está saindo do casulo que ele foi submetido durante 4 anos. O Brasil não é um país isolado”, afirmou o novo presidente que já começou a retomar as negociações com chefes de Estado de todo o mundo.

Antes de sua fala, Lula foi recebido por Helder Barbalho, governador do Pará que leu uma carta do Consórcio dos Governadores da Amazônia a Lula e pediu que o presidente eleito ofereça o Brasil como sede da COP, pedido aceito por Lula.


Lula ainda reforçou a importância da retomada do diálogo democrático entre as instâncias de poder, com uma articulação entre os governos federal, estadual e municipal.”Nós vamos voltar a fazer o Brasil conviver democraticamente com as outras instâncias. Não é possível que um presidente da República não faça reuniões com governadores, não dialogue com os prefeitos.”, afirmou.

O presidente eleito ainda reforçou que não irá medir nenhum esforço para convencer as pessoas que uma arvore em pé vale mais que uma árvore derrubada sem nenhuma necessidade e reforçou seu compromisso em acabar com a fome, com a destruição da floresta e com o sofrimento que o povo indígena está vivendo.

Às 17h do Egito Lula fará um pronunciamento oficial na COP onde prometeu anunciar medidas que irá tomar como presidente eleito.