Marinho foi ministro do Trabalho e depois ministro da Previdência Social nos dois primeiros mandatos de Lula, entre 2005 e 2008

Marinho já foi ministro do Trabalho nos primeiros governos de Lula, entre 2005 e 2007. Foto: Divulgação

O deputado federal eleito Luiz Marinho (PT-SP) aceitou o convite do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para retornar ao comando do Ministério do Trabalho no novo governo, a partir de janeiro de 2023.

Marinho foi ministro do Trabalho e depois ministro da Previdência Social nos dois primeiros mandatos de Lula, entre 2005 e 2008. A indicação dele foi articulada por centrais sindicais ligadas ao partido, conforme informações de integrantes da equipe de transição e da cúpula do PT.

No próximo ano, as duas áreas devem ser novamente separadas em ministérios diferentes, mas ainda não há uma decisão final e nem um nome anunciado pra ocupar a Previdência Social.

Ex-prefeito de São Bernardo do Campo (SP), Marinho preside o diretório estadual do PT em São Paulo e foi eleito deputado federal nas eleições de outubro, após derrotas em disputas para o governo do Estado, em 2018, e para a prefeitura da cidade onde Lula tem domicílio eleitoral, em 2020.

Indústria e Comércio

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes da Silva, foi convidado por Lula para assumir o Ministério da Indústria e Comércio, mas o empresário, dono da Coteminas, pediu um tempo para avaliar o convite.

Com informações da Agência Estado e CNN

Leia mais:

Sonia Guajajara é a principal cotada para o Ministério dos Povos Indígenas

Margareth Menezes confirma que será a nova ministra da Cultura do Brasil

Lula anuncia Fernando Haddad na Fazenda e Flávio Dino na Segurança