Lucilene Kalunga é candidata à deputada estadual pelo PSB em Goiás. Foto: Mayara Donaria / Instituto Marielle Franco

Natural de Cavalcante (GO), Lucilene se formou em Turismo e é ativista há mais de 20 anos no movimento negro, de comunidades tradicionais e de mulheres. Foi figura importante na eleição do atual prefeito de seu município, Vilmar Kalunga, também representante quilombola. Agora Lucilene busca uma vaga na Assembleia Legislativa de Goiás para defender as pautas de sua comunidade.  “Uma oportunidade de termos vez e voz, principalmente nos espaços políticos”.

Antes do envolvimento partidário, já participava de ações de militância na defesa dos povos e comunidades tradicionais, na garantia dos direitos humanos e pelo enfrentamento à violência contra as mulheres.

Como gestora pública, foi secretária da Igualdade Racial em Cavalcante e gerente de Comunidades Tradicionais nas extintas Semira e Secretaria Cidadã – atual Seds, do governo estadual. No partido se tornou secretária estadual de Mulheres e construiu uma base sólida no Estado.

“Quem me inspira, primeiramente, são as minhas mais velhas, as minhas matriarcas que vieram antes, do meu quilombo. porque mesmo sem entender elas já tinham uma postura de liderança, já eram feministas”, conta.

Com uma campanha pautada na escuta, dialoga com as diversas camadas da sociedade. “Há de fato, o envolvimento comunitário e coletivo na nossa campanha”. afirma Lucilene.

Ao final dos 4 anos de mandato espera ter entregado projetos que trabalhem a igualdade racial, os direitos das mulheres e de comunidades tradicionais, índios e ciganos. A agenda ambiental, da agricultura familiar, das comunidades LGBTQIA+ também estão dentre suas prioridades.

Lucilene deixa ainda um recado e um chamamento para outras companheiras:

“Mulheres, nós movemos o mundo. Devemos acreditar na nossa força, devemos caminhar juntas porque o futuro depende de nós.”

Campanha de Mulher

Esta entrevista faz parte da Campanha de Mulher, projeto autônomo de visibilidade para candidaturas feministas da ELLA – Rede Internacional de Feminismos.

A Campanha de Mulher é um trabalho informativo voltado ao interesse público, não configurando assim uma propaganda eleitoral. Reafirmamos nosso comprometimento com a defesa da democracia e com as pautas defendidas pelas candidaturas progressistas.

Quer saber mais da candidata? Siga nas redes sociais:

▪️ Instagram – instagram.com/lucilenekalunga
▪️ Facebook – facebook.com/lucilene.santos.5099
▪️ Twitter – twitter.com/KalungaLucilene

Apoie mulheres na política, compartilhe outros conteúdos dessa candidata:

▪️ Instagram – instagram.com/campanhademulher
▪️ Facebook – facebook.com/campanhademulher
▪️ Twitter – twitter.com/CampanhaMulher