Ela pesquisa os impactos dos agrotóxicos na saúde e no ambiente, agroecologia, soberania e segurança alimentar, cultura alimentar e sementes crioulas

Ela também é educadora popular na Ong Fase (Acervo pessoal)

Defensora da agroecologia, a quilombola Fran Paula ingressa no Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Agrário do Governo Lula pela Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ)  Ela contribuirá, especialmente, com seus conhecimentos ancestrais de plantio saudável.

A engenheira agrônoma mato-grossense, que também atua como educadora popular na Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE), com sede em Cáceres (MT), pesquisa os impactos dos agrotóxicos na saúde e no ambiente, agroecologia, soberania e segurança alimentar, cultura alimentar e sementes crioulas.

“Uma honra para mim representar a mulher quilombola mato-grossense na equipe de transição de Lula, levando os conhecimentos do meu povo, garantindo a devida atenção à agroecologia, o respeito ao meio ambiente e a qualidade da comida na mesa do brasileiro”.

Fran destaca que o chamamento de personalidades que pensam como ela sinaliza para o resgate de uma gestão que valoriza a agricultura familiar e dos povos tradicionais do Brasil.

“Este novo governo vem trazendo esse desenho de retomada, incluindo a política agrária. E minha atuação vai ser na representação das comunidades quilombolas e na defesa desses sistemas agrícolas tradicionais, agroecológicos, que produzem alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos, transgênicos e outros produtos químicos, mas que também são sistemas muito resilientes a mudanças climáticas, tendo uma contribuição muito positiva para o planeta como um todo”, diz Fran Paula.

A CONAQ, que a indicou, é uma organização muito forte, que já soma duas décadas de luta dos quilombolas e representa a resistência de homens e mulheres negros, seus conhecimentos, sua cultura e direitos.

Fran é formada em Engenharia Agrônoma pela Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e mestre em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ.