Papo NINJA reuniu a deputada estadual Érica Malunguinho e o escritor Vinicius Campos, ator da Disney Plus

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Mídia NINJA (@midianinja)

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) vota hoje, quinta-feira (22) um projeto que proíbe a veiculação de publicidade com pessoas LGBTQIAP+ ou famílias homoafetivas no estado de São Paulo. De autoria da deputada Marta Costa (PSD), o projeto associa pessoas LGBTQIAP+ à “inadequada influência na formação de jovens e crianças”. Durante Papo NINJA desta quarta-feira (21), a deputada estadual Erica Malunguinho explanou como o projeto avançou na Assembleia Legislativa e a emenda que propôs para evitar a associação de pessoas LGBT+. Na oportunidade, o ator e escritor Vinicius Campos, que atua, na literatura e na televisão, com o público infantil, explorou o debate sobre o papel da TV para uma infância responsável.

“Eu não tenho registro de publicidade LGBT dirigida a crianças. O que acontece, portanto, é que estão tentando aniquilar a presença LGBT da mídia”, disse Érica durante o debate. “Um comercial que apareça, por ventura, uma família LGBT não poderia ser veiculada. É um apagamento da existência, não é só pela publicidade. Se eles pudessem o fariam em outros lugares, na Assembleia Legislativa, no cinema, etc”.

Erica explica que projetos como o de Marta Costa na Alesp não são novos na história do país e geralmente têm pipocado à medida que pessoas LGBT ocupam os espaços de representação política. A primeira estratégia, geralmente, é não dar visibilidade, já que são projetos trazem muito capital político ao setor conservador. “Mas de uma hora pra outra, esse projeto brotou com regime de urgência na Alesp”. Érica propôs uma emenda que retira o trecho “preferência sexual” e “movimentos sobre diversidade sexual” e substitui para “conteúdo que tenha drogas, sexo e violência”. Em outra emenda, a deputada estadual Janaína Paschoal sustitui o temo “preferência sexual” por “orientação sexual”, mas não modifica o teor do projeto, que passa a atacar especificantes pessoas transexuais.

Vinicius Campos, que trabalha há 14 anos para a infância, é o primeiro ator da Disney no mundo a se assumir gay enquanto ainda trabalha no canal. Para ele, o PL se posiciona na Alesp quando a publicidade infantil ainda reafirma valores e estereótipos completamente ultrapassados. “Hoje ainda ficamos enxugando gelo tentando desconstruir os adultos, mas na base isso não está sendo feito”, disse.

“Se a gente tem que repensar mensagens na publicidade para crianças na TV, a gente tem que repensar os estereótipos de gênero que elas continuam causando. Se a gente liga um canal infantil agora, todos os comerciais de profissão, com carrinho, coisas divertidas, esportes, são protagonizados por meninos, tem a cor azul, e tem muita violência na maneira de contar. Para as meninas é rosa, como cuidar da casa, etc. A gente ainda está muito atrasado, contando histórias que não contribuem para a formação de seres humanos felizes”.

Confira o debate completo no IGTV da Mídia NINJA no link acima.