Leo DiCaprio irá levantar fundos para recuperar áreas devastadas por meio de sua instituição e Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MEGA e Filipe Araújo)

Os institutos de filantropia do ator Leonardo DiCaprio e do bilionário Jeff Bezos vão liderar captação de recursos para a recuperação de áreas degradadas pelo garimpo ilegal na Amazônia, ações de descontaminação de regiões e assistência a comunidades impactadas pelos danos causados pela atividade ilegal.

Juntos vão mobilizar onze entidades de filantropia para conseguir os recursos. Segundo o colunista do UOL, Jamil Chade, a objetivo é reunir montante suficiente para ampliar a operação brasileira. Por enquanto os valores da operação não foram divulgados. Eles apoiam chamado da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. Di Caprio sempre se dedicou ao ativismo pela proteção da Amazônia, enquanto Bezos investe em projetos de combate à crise climática.

Compondo comitiva do presidente Lula em viagem a Washington, ela se reuniu com representantes das duas entidades. Sobre os EUA aderirem ao Fundo Amazônia, a ministra considerou um feito de “grande importância”, pois em sua opinião, mais importante que os US$ 50 milhões anunciados pela Casa Branca, é o endosso daquele país.

A iniciativa deve abrir caminho para fundos privados dispostos a colaborar com o Brasil. Afinal, a autonomia de gestão, é do governo brasileiro. “Haverá um efeito catalisador, uma espécie de força gravitacional que irá atrair outros doadores”, disse ela.