Foto: Divulgação / Mattel

A Mattel anunciou na quarta-feira (25) que está lançando uma boneca Barbie feita à semelhança da atriz Laverne Cox, a primeira criada em homenagem a uma mulher transgênero.

A empresa de brinquedos trabalhou diretamente com Cox para criar uma Barbie que se encaixasse perfeitamente em seu estilo, disse a Mattel em publicação da USA Today. A boneca apresenta um vestido de tule vermelho profundo, botas de salto alto, uma roupa metálica prateada cintilante e brincos de prata.

“Tem sido um sonho há anos trabalhar com a Barbie para criar minha própria boneca”, disse Cox em um comunicado. “Mal posso esperar para que os fãs encontrem minha boneca nas prateleiras e tenham a oportunidade de adicionar uma boneca Barbie modelada para uma pessoa trans à sua coleção”.

Foto: Divulgação / Mattel

Laverne Cox não tinha permissão para brincar com bonecas enquanto crescia – agora, ela está recebendo uma baseada nela.

“Estou tão agradecida por ter sido capaz de estar nesse processo”, disse Cox à revista People. “É um processo de recuperar minha criança interior, curá-la, dar a ela o que ela não teve na primeira vez. Barbie é uma parte muito tangível disso.”

Cox explicou: “Eu implorei à minha mãe por uma boneca Barbie e ela disse não porque fui designada homem no nascimento”.

Aos 30 anos, seguindo o conselho de seu terapeuta, Cox comprou uma boneca Barbie. “Brinquei com minha Barbie e contei à minha mãe o que meu terapeuta havia dito”, lembrou ela. “E naquele primeiro Natal depois disso, minha mãe me mandou uma boneca Barbie. E ela está me mandando Barbies no Natal e no meu aniversário.”

Ela continuou: “Então, estar completando 50 anos e ser transgênero e ter uma Barbie na minha vida, parece um momento de cura de círculo completo”.

A série Tribute Barbie foi feita antes do aniversário de 50 anos da atriz. “Estamos orgulhosos de destacar a importância da inclusão e aceitação em todas as idades e de reconhecer o impacto significativo de Laverne na cultura com uma Barbie Tribute Collection”, disse Lisa McKnight, vice-presidente executiva e chefe global de Barbie e Bonecas da Mattel, em comunicado.

Cox observou que o clima político atual aumenta o significado do lançamento da boneca. “Acho que em um ambiente onde as crianças trans foram usadas como ‘futebol político’, quando mais de 250 leis antitrans foram introduzidas nas legislaturas estaduais em todo o país apenas em 2022, e o acesso a cuidados de saúde de afirmação de gênero foi negado por políticas sancionadas no meu estado natal do Alabama, no Arkansas e em outros estados… sonhe, entenda e lembre-se de que ser trans é lindo.”

Com informações de USA Today, People e Yahoo News