Com MCs Poze do Rodo, Bielzin, Borges e Cabelinho, música nasce da união das duas maiores gravadoras de rap e trap do país para jogar luz numa realidade que atinge 18 milhões de pessoas no Brasil, convocando uma reflexão sobre perfilamento racial

Foto: Divulgação

A constante violência policial contra territórios periféricos, que atigem mais de 18 milhões de brasileiros rotineiramente, provocou um movimento inédito entre KondZilla e MainStreet Records, produtoras audiovisual e musical do funk, rap e trap no país. As duas grandes gravadoras se reuniram para lançar “Salve a Favela”, música e videoclipe para jogar luz nessa questão urgente que também é responsável pelo genocídio negro no Brasil.

O forte videoclipe retratata acontecimentos reais, onde trabalhadores foram confundidos com criminosos portando armas de fogo, quando na verdade carregam objetos inofensivos, como guarda-chuva, ferramenta, celular, livro, entre outros. MCs Poze do Rodo, Bielzin e Borges, artistas exclusivos da MainStreet, além de Cabelinho, quatro nomes icônicos do gênero, foram responsáveis pela composição e interpretação da música.

Foto: Divulgação

Concorrentes no mercado, juntas KondZilla e MainStreet Records querem denunciar a prática do perfilamento racial, que também está em debate no Supremo Tribunal Federal, além de convocar a sociedade a ouvir o pedido de socorro das comunidades em prol de corpos pretos e periféricos que são mortos diariamente. Na última semana, no dia 14/03, marco de 5 anos do assassinato de Marielle, foi lançado o Boletim da Segurança Pública da Maré, organizado pela Redes de Desenvolvimento da Maré, que sustenta com dados e relatos dos moradores essa triste realidade.

O clipe de 7 minutos, que funciona como um curta-metragem, também conta com André Ramiro que, após 16 anos, aceitou fazer novamente o papel de policial. Ramiro viveu nos cinemas o emblemático policial André Mathias, nos filmes Tropa de Elite 1 e 2, representando um policial de conduta profissional e antissistema. Junto à ele, moradores e artistas amadores de escolas de teatro das comunidades representam 60% do casting do filme.

Além do youtube, a música está disponível nas principais plataformas digitais, como Spotify, Deezer e Apple Music.