“Jesus Cristo, eu estou aqui, eu sou gay, eu sou lésbica. E daí?”, disse a cantora

Foto: reprodução/redes sociais

O filho de Jair Bolsonaro deverá explicar à Justiça o teor das ofensas cometidas contra a cantora Daniela Mercury. O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), abriu prazo de 15 dias para que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) apresente resposta à queixa-crime por difamação apresentada contra ele pela cantora Daniela Mercury.

Em abril de 2022, o parlamentar publicou no Twitter um vídeo em que a cantora estaria chamando Jesus Cristo de gay e texto em que afirma que ela estaria sofrendo “efeitos colaterais da abstinência da Lei Rouanet”. Na queixa-crime (PET 10495), Daniela sustenta que a afirmação teve intenção difamatória, pois o vídeo, realizado durante show no Festival de Inverno de Garanhuns (PE), em 2018, é uma “agressiva edição audiovisual”, e sua fala era uma referência ao cantor Renato Russo.

O relator abriu vista dos autos ao Ministério Público Federal (MPF), que se manifestou no sentido de garantir o exercício do contraditório e da ampla defesa ao parlamentar. No despacho, Nunes Marques determinou ainda que, caso sejam apresentados novos documentos com a resposta, a cantora seja intimada para se manifestar em até cinco dias.

Eu sou lésbica, e daí?

Ao protestar contra o cancelamento da peça “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”, a artista defendeu a liberdade artística: “não existe uma civilização sem liberdade. Não existe uma civilização na face da terra que não sendo não tenha sido construída a partir das manifestações artísticas de seu povo. Então, não me venha agora com ignorância”.

“Censurar uma peça de teatro por convicções religiosas é um absurdo, e isso não pode ser permitido. A nossa Constituição não deixa isso. A nossa Constituição não é a Bíblia”, completou.

A cantora ainda disse que a atriz trans que interpreta Jesus na peça, Renata Carvalho, estava muito magoada.

Ao falar sobre a atriz, Daniela Mercury falou: “ela é Jesus Cristo, sim”, e sobre a própria sexualidade, continuou: “Jesus Cristo, eu estou aqui, eu sou gay, eu sou lésbica. E daí?”.