ativista mexicana Adriana Calderon marchou ao lado de Greta:  (Greta Thunberg/Instagram) 

Por Graziella Albuquerque, para a Cobertura Colaborativa NINJA na COP26

Greta é uma das personalidades mais importantes da COP26. Na sexta-feira (29), jovens realizaram protestos ao redor do mundo para chamar atenção para a Conferencia das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 26), considerada como a “última chance para salvar o planeta dos efeitos desastrosos provocados pelas mudanças climáticas”, segundo a ONU.

Em Londres, as manifestações foram convocadas por diversas organizações ambientais como a Climate Justice, Fridays for Future e Young Climate Warriors. E eles contaram com a participação da ativista sueca Greta Thunberg. Eles se posicionaram em frente à sede do banco Standard Chartered, na capital britânica. Os ativistas pediram para que bancos parassem de financiar o uso de combustíveis fosseis.

“Estamos pedindo que parem de financiar nossa destruição. Os bancos ainda estão despejando grandes quantias de dinheiro em combustíveis fósseis que estão desestabilizando o planeta e colocando em risco a vida e a subsistência de inúmeras pessoas”, disse ela. 

A seu lado, estava a ativista mexicana Adriana Calderon. “O Standard Chartered Bank é um dos maiores assassinos do clima do mundo, um grande investidor em minas de carvão e petróleo em África, Filipinas e América Latina”, disse.

Ativistas da Espanha, Bélgica e Escócia marcharam pelo centro da cidade de Glasgow sob gritos como “ações, não palavras” e “chega de combustíveis fósseis”, liderados pelo grupo Extinction Rebellion.

Em Tel Aviv, jovens foram para as ruas com gritos e cartazes pedindo ações urgentes: “A gente quer que o governo de Israel se mexa”, disse um manifestante.

Extinguir o uso de combustíveis fósseis também foi a palavra de ordem em vários países, em Sarajevo, na Bósnia, artistas plásticos fizeram um dinossauro de carvão.

Em Paris, um grupo criticou os bancos franceses e grandes empresas de energia por financiarem o uso desse tipo de combustível.

Já neste domingo (31), em Roma, ativistas estiveram em frente ao Foro de Traiano, onde colocaram cartazes com os dizeres “Crise climática e ecológica, os governos fracassaram”.

@MidiaNinja e a @CasaNinjaAmazonia realizam cobertura especial da COP26. Acompanhe a tag #ninjanacop nas redes!