Jared Amarante lança hoje “Ariel – a travessia de um príncipe trans e quilombola”, sua primeira obra infantojuvenil, pela editora Giostri.

Foto: Divulgação

Uma história sobre a vivência, os conflitos e a transição de Ariel, nomeado Ariele pelos pais ao nascer, um menino transexual, gordo e preto, que, mergulhado em seu mundo, é levado a percorrer sua ancestralidade. Ele vai parar no Quilombocéu quando desabafa com seu papel após sofrer racismo e transfobia de seu próprio pai.

No Quilombocéu, Ariel se sente aceito e é corado príncipe da paz. Tais caminhos o cativam a uma afirmação de si mesmo, enfrentando seus medos, angústias e ansiedades expressas em seus desenhos, que simbolizam suas experiências negativas na Terra.

A narrativa do livro de Jared traz um formato um tanto diferente, revelando sua identidade jornalística, contando com diversas entrevistas de homens e mulheres trans de várias regiões do país, que contam sua trajetória, dificuldades e sonhos.

“Um livro potente, atravessador e fictício, assim como as identidades trans”, escreveu Jup do Bairo. “Inventamos um lugar para que possamos nos sentir pertencentes, pelo menos a si próprias. Inventamos e reinventamos nossas performances e personalidade. Coeso e importante”.

Jared Amarante é um escritor jovem, que aos 28 anos já tinha cinco livros publicados. Hoje, ele traz uma nova assinatura literária, pois em seus livros anteriores usava o pseudônimo Gui Barreto.

Indagado sobre a escolha do personagem, Jared fala à NINJA que a “transfobia tem que ser combatida também pelas pessoas cis, porque são as pessoas cis que matam as pessoas trans. A mesma coisa quando a gente fala sobre o racismo. Se o branco não fizer algo pelo preto, ele não está fazendo uma reparação histórica, mas a manutenção do racismo. A mesma coisa com os corpos gordos e magros”.

Jared vê o livro como uma forma também de educar os corpos que não são trans, não são pretos, não são gordos, “e a esses corpos pretos e trans, ajudar de alguma forma para que eles se sintam vistos, sabe?”

O livro é lançado, encerrando o fim de semana da visibilidade trans no Brasil. Jared irá conversar via Zoom, às 18h, com todos que tiverem realizado a compra do ingresso e livro, por meio do site da editora. O livro pode ser obtido aqui, na plataforma da Sympla.