Foto: Joel Ryan / AP

Depois de perder em um tribunal do Reino Unido em 2020, Johnny Depp terá uma segunda chance para tentar refutar as acusações de que ele abusou da ex-esposa Amber Heard. O julgamento começa nesta segunda-feira (11) na Virgínia e será transmitido pela TV. A informação é do Variety.

Depp processou Heard em 2019 por um editorial que ela publicou no Washington Post aludindo as acusações anteriores contra Depp, dizendo que ela havia se tornado “uma figura pública representando abuso doméstico”.

Ela não identificou Depp pelo nome no editorial ou entrou em detalhes do abuso. Em vez disso, concentrou-se na reação que sofreu desde as alegações em 2016 e no trabalho do movimento #MeToo. Depp, contudo, abriu uma reivindicação de US$ 50 milhões acusando Heard de orquestrar uma farsa para prejudicar sua carreira. Essa alegação – de que ela havia inventado uma farsa – por sua vez a levou a pedir indenização de US$ 100 milhões.

Ao longo das próximas seis semanas, os jurados de Virgínia ouvirão depoimentos de testemunhas e revisarão textos e fotografias e terão que decidir quem está dizendo a verdade. A seleção do júri começa hoje e as declarações de abertura podem ser ouvidas na terça-feira (12).

O julgamento será transmitido pela Court TV e deverá causar um frenesi na mídia do lado de fora do Tribunal do Condado de Fairfax, onde os espectadores farão fila no início da manhã para reivindicar um dos poucos assentos no Tribunal 5J. A juíza Penney Azcarate já proibiu os espectadores de acampar durante a noite no terreno do tribunal.

Para Depp, o julgamento representa talvez a última oportunidade de salvar sua carreira. Ele nega as alegações de Heard e afirma que ela é quem abusou dele.

Em junho de 2018, ele processou o jornal The Sun no Reino Unido por causa de um artigo que o descrevia como um “espancador de esposas”. O juiz Andrew Nicol considerou que a caracterização do jornal era “substancialmente verdadeira”. O julgamento incluiu vários dias de depoimentos de Depp e Heard, cobrindo 14 incidentes separados de supostos abusos.

O juiz disse acreditar no relato de Heard sobre uma viagem à Austrália em março de 2015, durante as filmagens do último filme de “Piratas do Caribe”, no qual ela alegou que ele a agrediu repetidamente, agarrou-a pelo pescoço e a deixou com cortes em seus braços. Depp também cortou o dedo e escreveu mensagens em seu sangue, de acordo com o depoimento em julgamento.

Em outro incidente, o juiz descobriu que Depp deu uma cabeçada em Heard e agarrou mechas de seu cabelo em dezembro de 2015. O juiz também creditou uma alegação de que Depp empurrou Heard contra uma parede e a agarrou pela garganta enquanto eles viajavam em um trem no sudeste da Ásia.

Dias após o veredito, Depp foi retirado da terceira parte da franquia “Animais Fantásticos”. Ele também já havia sido retirado da franquia “Piratas do Caribe”.

Fonte: Variety