Depois de se consagrar campeão juvenil do US Open em 2023, o jovem tenista irá jogar o torneio pela segunda vez.

Foto: AP Photo/Charles Krupa

Por Mariana Walsh 

A décima edição do maior torneio de tênis da América do Sul, o Rio Open, começou no último sábado (17). Grandes nomes do esporte, como o espanhol Carlos Alcaraz (atual número 2 do mundo) e o suíço Stan Wawrinka (ex-número 3 do mundo), estarão em ação nas quadras espalhadas pelo Jockey Club. Diante de destaques da modalidade, o carioca João Fonseca, eleito o melhor tenista na categoria juvenil no ano passado, chega como uma promessa.

Aos 17 anos e patrocinado pela ON, marca de materiais esportivos de Roger Federer, ele faz sua primeira temporada como tenista profissional. No juvenil, foi campeão de simples do US Open e vice-campeão de duplas no Australian Open, além de ter chegado às quartas de final em Roland Garros e Wimbledon. Tais resultado expressivos, o levaram ao topo do ranking na categoria e o alçaram como uma verdadeira joia do tênis brasileiro.

Nascido no Rio de Janeiro, João tem uma relação especial com o Rio Open. Ele frequenta o evento desde as primeiras edições, e já vivenciou diversas histórias pelo complexo montado no Jockey Club. Já foi hitting partner de alguns atletas, treinou com Carlos Alcaraz, e até fez parte do lançamento de uma coleção de roupas do torneio.

“Desde pequeno vou assistir ao Rio Open. É o torneio da minha cidade, perto da minha casa, e foi praticamente o meu primeiro contato com o tênis profissional.” – declarou ao O Globo.

Agora, pelo segundo ano consecutivo, João irá participar como jogador. Em 2023, com apenas 16 anos, teve o gostinho de disputar a chave principal de simples do Rio Open, após receber um convite da organização. Na estreia, perdeu para o eslovaco Alex Molcan por 6-3 e 6-0. Este ano, ele fará seu primeiro jogo contra o francês Arthur Fils, cabeça de chave número 7 do torneio.