Nomeação acontece após inúmeras polêmicas pela falta de diversidade dentro da Academia, iniciada em 2015 com o movimento #OscarsSoWhite

A produtora cinematográfica Janet Yang. Foto: Reprodução

A produtora de Hollywood Janet Yang foi nomeada como nova presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela votação do Oscar. A produtora, que é descendente de chineses, é a primeira asiática a ocupar a posição, e a quarta mulher a obter o título. As informações são da Variety.

Yang está substituindo David Rubin, que ocupava o cargo desde 2019. Além de Janet, as outras mulheres da indústria cinematográfica que foram presidente da Academia são: Fay Kanin, de 1979 a 1983; Cheryl Boone Isaacs, de 2013 a 2017; e a diva hollywoodiana Bette Davis, que pediu demissão após apenas dois meses, em 1941.

Em nota oficial, o CEO da Academia Bill Kramer, elogiou o trabalho da produtora: “Janet é uma líder extremamente dedicada e estratégica, que tem um histórico incrível de serviço na Academia (…) Estou emocionado que ela esteja assumindo o estimado papel de presidente e estou ansioso para trabalhar de perto com ela em nossa visão compartilhada de servir nossos membros, celebrar as artes e ciências colaborativas do cinema e inspirar a próxima geração de cineastas”, comentou o CEO.

Janet Yang celebrou a nomeação em sua conta do Instagram: “Estou muito honrada por ser reconhecida pelos meus estimados colegas. Eu adoro Bill Kramer, a equipe da Academia e meus colegas governadores. Obrigado a todos pelo apoio”, escreveu a produtora.

A profissional de 66 anos possui uma carreira bastante estabelecida em Hollywood. Já trabalhou com cineastas como Oliver Stone e Kathryn Bigelow. Em seu currículo, estão trabalhos como “The Joy Luck Club” (1993), “The People vs. Larry Flynt” (1996) e o indicado ao Oscar “Over the Moon” (2020). Membra do Ramo de Produtores da Academia desde 2002, Yang atuou mais recentemente no Conselho como vice-presidente e presidente do Comitê de Membros e, antes disso, do Comitê de Membros e Governança. Ela também é co-presidente do Asian Affinity Group da Academia.

Leia mais:

Confira a comissão que vai escolher o filme brasileiro para concorrer ao Oscar 2023