Segundo as investigações, Jair Renan utilizou um “laranja” para realizar declarações de faturamento falsas da empresa RB Eventos e Mídia para obter empréstimos bancários entre os anos de 2022 e 2023

Foto: Alan Santos/PR

Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi formalmente acusado pela polícia por falsidade ideológica, uso de documento falso e lavagem de dinheiro. A denúncia foi feita pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e recebida pela 5ª Vara Criminal de Brasília, após investigação da Polícia Civil apontar indícios de envolvimento em uma rede criminosa.

Segundo as investigações, Jair Renan é acusado de utilizar declarações de faturamento falsas da empresa RB Eventos e Mídia para obter empréstimos bancários entre os anos de 2022 e 2023.

Estima-se que os valores dos empréstimos totalizem R$ 699 mil. No entanto, tais empréstimos não foram honrados, resultando em uma ação de cobrança movida pelo banco Santander no valor de R$ 360 mil.

A estratégia da associação criminosa envolveria o uso de um “laranja” para ocultar a verdadeira identidade do proprietário das empresas de fachada. Além de Jair Renan, o instrutor de tiros Maciel Alves de Carvalho também está envolvido nos mesmos crimes e responde às acusações.

Procurada para comentar o caso, a defesa de Jair Renan optou por não se pronunciar. Jair Renan é pré-candidato a vereador pelo PL, em Balneário Camboriú, Santa Catarina.