Foto: Prachatai

O Instituto de Pesquisa Biológica de Israel, do Ministério da Defesa, anunciou que desenvolveu um anticorpo para o novo coronavírus e que está preparando a patente para depois entrar em contato com empresas farmacêuticas, com o objetivo de produzir em escala comercial. O anticorpo não é o antídoto contra a doença, mas o Ministro da Defesa Naftali Bennett em comunicado disse que é um “avanço significativo” em direção a um possível tratamento para a pandemia da Covid-19

Em comunicado, o Instituto e o Ministério afirma que o “anticorpo neutralizante monoclonal” desenvolvido ataca o vírus nos doentes e consegue neutralizá-lo. Altos cargos do setor da defesa e da segurança israelita disseram que a descoberta é a “primeira desse tipo em nível mundial”.

Existem centenas de pesquisas de vacinas acontecendo pelo mundo e algumas delas já entraram em fase de testes em humanos. Em março, especialistas avisaram que o processo de desenvolvimento de vacinas em laboratório podem levar até 18 meses.

Os anticorpos nessas amostras — proteínas do sistema imunológico que são resíduos da superação bem-sucedida do coronavírus — são amplamente vistos como uma chave para o desenvolvimento de uma possível cura para o coronavírus. O IIBR tem trabalhado para desenvolver um tratamento e vacina para o coronavírus, incluindo o teste de sangue daqueles que se já se recuperaram da doença causada pelo novo coronavírus.