Estudantes NINJA preparou um ‘tire suas dúvidas’. Confira:

Foto: Agência Brasil

A isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 pode ser solicitada pelos candidatos até esta sexta-feira (28). Com base nas informações oficiais do Ministério da Educação, o Estudantes NINJA preparou um ‘tire suas dúvidas’ para conhecer mais sobre o benefício. Confira:

💰 Quem tem direito ao benefício?

  • Participantes que estão no último ano do ensino médio de escolas públicas;
  • Alunos que estudaram durante todo o ensino médio na rede pública ou como bolsistas integrais da rede privada, desde que tenham renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (R$ 1.980);
  • Cidadãos em vulnerabilidade social, com inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

💻 Como solicitar a isenção?

É preciso entrar na Página do Participante e informar o CPF, a data de nascimento, o e-mail e um número de telefone válido. Acesse a página do Participante clicando aqui.

☹️ E quem estava isento no Enem 2022, mas não fez a prova?

Não precisa se preocupar. É necessário entrar na Página do Participante e justificar a ausência (anexando um atestado médico ou um boletim de ocorrência, por exemplo). Caso contrário, perderá o direito à isenção.

✉️ Quando saem os resultados da isenção?

Em 8 de maio. Caso o pedido seja negado, é possível entrar com recurso entre 8 e 12 de maio.

📝 Quem conseguir a isenção precisa se inscrever no Enem?

Sim. Todos, isentos ou não, deverão fazer a inscrição entre 5 e 16 de junho. As provas serão aplicadas em 5 e 12 de novembro. Boa sorte!