Foto: Divulgação

A deputada estadual Isa Penna já encaminhou pedido a Assembleia Legislativa de São Paulo para iniciar um inquérito pela cassação do deputado Arthur do Val (Podemos), Mamãe Falei, por quebra de decoro depois dos áudios em que o parlamentar profere uma série de comentários machistas sobre as ucranianas.

Segundo a coluna Painel da Folha de São Paulo, Isa enviou e-mail a todos os parlamentares para medir a disposição em relação à cassação. Parlamentares de esquerda e de direita estão protocolando representações no Conselho de Ética da Casa contra o membro do MBL.

Em suas redes Isa afirmou que “muitos deputados que estiveram ao meu lado na punição do Cury estão me procurando, pois infelizmente sabemos lidar com esse assunto. Como sempre disse, esse problema é nosso! E sempre foi!”

No e-mail enviado, a deputada pede apoio: “Apresentei um pedido de cassação do mandato do Deputado Arthur Do Val, para que o mesmo seja responsabilizado pelas suas ações. Toda a população nos cobra e muitas pessoas já me procuraram. Peço que vocês também se manifestem caso tenham acordo com esse pedido”.

A codeputada estadual Mônica Seixas também afirmou que vai encaminhar um pedido formal à Assembleia Legislativa para que o parlamentar justifique a sua viagem, já que não estava legalmente afastado de seu cargo. “Além de que, se comprovada a autoria dos áudios, vou pedir a cassação do seu mandato”, disse. “Quebra grave de decoro, além de violência de gênero com as mulheres ucranianas”.

A autoria do áudio já foi confirmada pelo próprio parlamentar à imprensa.

Mamãe Falei: “ucranianas são fáceis porque são pobres”. Deputado faz série de comentários machistas em áudio

Machismo em áudio vazado de Mamãe Falei provoca revolta: “esgoto da política”, “cultura do estupro”, “falência moral”