(Ilustração Cris Vector)

Segundo fontes da Polícia Federal, os irmãos Oseney da Costa de Oliveira e Amarildo da Costa Oliveira confessaram o assassinato do indigenista brasileiro Bruno Araújo Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, desaparecidos no Vale do Javari (AM), desde 5 de junho.

Amarildo, conhecido como “Pelado”, estava preso desde o dia 7 de junho. Já Oseney, o “Dos Santos”, foi preso na noite desta terça-feira (14), preventivamente e teria uma audiência de custódia nesta quarta-feira (15). Porém, com a confissão, deve ser preso temporariamente, assim como o irmão.

Hoje, ambos teriam participado de novas diligências, com o objetivo de indicar a localização dos corpos, segundo fontes do G1, na Polícia Federal. A imagem de um dos suspeitos repercutiu nas redes sociais e veículos de imprensa. De outro lado, a família do repórter no Reino Unido disse que não foi informada sobre qualquer confissão.

É esperado que o Comitê de Crise coordenado pela Polícia Federal realize uma coletiva ainda hoje, para esclarecer essa movimentação inédita do caso, inclusive, informando sobre resultados parciais de análises de provas e resultados de perícias.

Acompanhando a movimentação no local, um dos coordenadores da Univaja, Beto Marubo, disse à reportagem de A Crítica que “a princípio, eles [os irmãos] teriam confessado. É o que as autoridades policiais estão falando aqui nos bastidores, mas ainda não é oficial. E com essa novidade, eles estão indo a campo para realizar nova diligência”, disse.

“O que sabemos é que a Polícia Federal está readequando as suas ações, hoje, em campo, com as informações colhidas com o depoimento dele [o segundo suspeito]”, comenta o coordenador da Univaja.