Em nova pesquisa Ipec, Lula oscilou dois pontos percentuais para cima e atinge 46% das intenções de votos totais, restabelecendo a chance de vencer em primeiro turno

Foto: Ricardo Stuckert

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o único presidenciável que cresceu no novo levantamento da pesquisa Ipec (ex-Ibope), divulgada na noite desta segunda-feira (12), e restabelece a chance de o petista liquidar as eleições ainda no primeiro turno, que vinha sendo gradativamente abandonada pela campanha nos últimos levantamentos.

Na nova pesquisa Ipec, encomendada pela Globo, Lula oscilou dois pontos percentuais para cima enquanto todos os demais adversários permanecem absolutamente estagnados, exceto Ciro Gomes (PDT), que oscila negativamente um ponto percentual.

A diferença para Jair Bolsonaro (PL) aumentou de 13 para 15 pontos percentuais em relação à última pesquisa. Segundo o levantamento, o petista, que tinha 44% das intenções de voto no último estudo do Ipec, de 5 de setembro, atingiu 46%. Jair Bolsonaro (PL), por sua vez, ficou estagnado com os mesmos 31% que já tinha registrado na pesquisa anterior.

Somados, Bolsonaro (31%), Ciro (7%), a emedebista Simone Tebet (4%), Felipe D’Ávila (1%), do Novo, e Soraya Thronicke (1%), do União Brasil, têm 44% das intenções de voto dos eleitores entrevistados. Não chegam aos 46% obtidos por Lula (PT).

Como as variações são pequenas e dentro das margens de erro, de dois pontos percentuais, os especialistas ainda apontam que há estabilidade no resultado do levantamento.

Os eleitores foram ouvidos entre 9 e 11 de setembro, o que significa também que a pesquisa já pegou toda a repercussão das manifestações do 7 de Setembro. Apesar dos esforços do presidente para tentar transformar a data num fato novo da campanha, aparentemente as manifestações não trouxeram resultado.

Segundo turno

A pesquisa Ipec também simulou um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro. O petista ganhou um ponto com relação ao levantamento anterior do instituto e venceria com 53%, contra 36% do atual presidente, que manteve o índice da última pesquisa.

Fator Ciro

A nova pesquisa Ipec aponta que 80% dos eleitores brasileiros dizem estar decididos em quem irão votar para presidente neste ano. Os que dizem que ainda podem mudar de voto são 20%. Mais da metade (52%) dos eleitores de Ciro Gomes, no entanto, dizem que ainda podem mudar de voto. Ele aparece em terceiro lugar na pesquisa estimulada do primeiro turno.

Os números dos eleitores indecidos indicam que os eleitores de Ciro podem decidir a eleição em primeiro turno ou não, visto que os eleitores mais decididos são os de Lula e Bolsonaro.

Bolsonaro é reprovado por 59%

A pesquisa Ipec também aponta que 6 em cada 10 brasileiros desaprovam a administração de Bolsonaro. Os que aprovam são 35% e outros 5% não souberam avaliar.

Em relação ao levantamento passado, divulgado em 5 de setembro, Bolsonaro registrou uma queda na aprovação — passou de 38% para 35%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos

Já o número dos que desaprovam o governo oscilou para cima, dentro da margem de erro: eram 57% na semana passada e agora são 59%.