Lula foi de 47% dos votos totais para 48%, enquanto Bolsonaro permaneceu estagnado nos mesmos 31% de sete dias atrás

Lula durante caravana pelo Nordeste em agosto de 2017.
Foto: Mídia NINJA

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aumentou ainda mais a vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL), e ficou ainda mais próximo de uma vitória em primeiro turno, conforme a nova pesquisa Ipec (antigo Ibope), divulgada na tarde desta segunda-feira (26).

Lula foi de 47% dos votos totais para 48%, enquanto Bolsonaro permaneceu estagnado nos mesmos 31% de sete dias atrás. Com base nesses números, excluindo os votos brancos e nulos, o petista tem 52,17% dos votos válidos e encerraria a disputa já no próximo domingo, dia 2.

Em terceiro lugar aparece o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que obteve 6% das intenções de voto (ele tinha 7% na semana passada), seguido pela senadora Simone Tebet (MDB), com 5%.

Os votos brancos e nulos somaram 4% do total de entrevistados, enquanto que os indecisos são a mesma quantidade.

Segundo turno

Em eventual segundo turno, a pesquisa do Ipec (ex-Ibope), encomendada pela Globo, aponta que Lula tem 54% de intenção de votos e que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 35%. Brancos e nulos somaram 8%, os 3% restantes ou não sabem em quem votar nesse cenário ou não responderam.

A pesquisa ouviu 3.008 pessoas nos dias 25 e 26 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.