Disputa fluminense pode ir para o segundo turno, de acordo com o Ipec

Foto: Mídia NINJA

O candidato do PSB, Marcelo Freixo, subiu cinco pontos percentuais em relação à última pesquisa Ipec, divulgada em 6 de setembro, e diminuiu sua distância para o atual governador Cláudio Castro (PL), que lidera a disputa.

Na pesquisa Ipec sobre as intenções de votos para os governos estaduais divulgada nesta terça-feira (20), Castro continuou com 37% das intenções de votos no mês de setembro e viu seu principal adversário chegar aos 27% contra 22% na consulta anterior. Em votos válidos, o atual governador tem 46% e Freixo 34%.

De acordo com a pesquisa, ambos devem decidir a eleição fluminense no segundo turno. E para tal certame, a vitória ainda seria do atual governador, com 45% dos votos. Freixo teve uma alta de quatro pontos percentuais também nesse quesito, mas ficou com apenas 35% do eleitorado. Brancos e nulos somariam 13% e os outros 7% dos entrevistados ainda está indeciso.

Voltando ao primeiro turno, na sequência dos principais candidatos estão Rodrigo Neves (PDT) com 6%; Cyro Garcia (PSTU) com 3%; Juliete Pantoja (UP), Wilson Witzel (PMB) e Paulo Ganime (Novo) com 2% cada um e Eduardo Serra (PCB) com 1%, além de Luiz Eugênio (PCO), que não pontuou.

Brancos e nulos somam 11% e os indecisos são 9%. A pesquisa Ipec entrevistou 1504 eleitores entre os últimos sábado (17) e segunda-feira (19), em 39 cidades do Estado do Rio de Janeiro.

Nos recortes da pesquisa, enquanto o governador se destaca entre o eleitorado evangélico que o apoia em 46%, Freixo se destaca entre eleitores que possuem ensino superior, onde marca 37%, e eleitores de outras religiões que não a evangélica ou a católica, com 35%. Entre eleitores com idades de 25 a 34 anos, Freixo obteve um aumento de 13 pontos percentuais e chegou aos 33%. Em termos de maiorias, Freixo tem a preferência dos eleitores que se declaram pretos e pardos, com 27% de intenções de votos.

Em SP, Haddad segue firme na liderança

Na pesquisa Ipec (antigo Ibope) sobre a disputa pelo governo de São Paulo, divulgada nesta terça-feira (20), mostra que o ex-prefeito da capital paulista, Fernando Haddad (PT), segue firme na liderança e com ampla vantagem em relação aos seus principais adversários.

Segundo o levantamento, o petista oscilou negativamente, dentro da margem de erro, e marca 34% das intenções de voto (na última pesquisa do instituto, de 6 de setembro, ele tinha 36%). Já o bolsonarista Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) oscilou um ponto para cima e aparece com 22%. Quem mais cresceu foi o atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB), que subiu 4 pontos e agora registra 18% das intenções de voto. Como a margem de erro do estudo é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, o tucano está tecnicamente empatado com Tarcísio.