Atividade na Aparelha Luzia terá lançamento de dois livros que registram o legado de Abdias Nascimento, homenagem a coletivos de teatro negro de São Paulo e outras atrações

Ruth de Souza e Abdias Nascimento em O Filho Pródigo, no Teatro Ginástico, RJ 1947

Em comemoração ao 78° aniversário de fundação do Teatro Experimental do Negro (TEN), o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO) realiza em São Paulo, dia 13 de outubro, às 18h30, na Aparelha Luzia, centro cultural e quilombo urbano, o lançamento de dois livros fundamentais para a memória do protagonismo negro na constituição deste país: o clássico do Teatro Negro Brasileiro, ‘Sortilégio’, de Abdias Nascimento, e ‘Abdias Nascimento, a Luta na Política’, de Elisa Larkin Nascimento. Será um encontro de intelectualidades negras – escritores, políticos, autoridades religiosas, ativistas e artistas comprometidos com a pauta racial.

A programação trará a leitura dramática de trechos de Sortilégio e de textos da atuação política de Abdias Nascimento, além de uma homenagem do Ipeafro aos coletivos de teatro negro de São Paulo. O evento tem roteiro e direção artística do premiado artista negro e baiano Ângelo Flávio Zuhalê. “A noite será uma linda celebração do legado do Teatro Experimental do Negro que inspirou os diversos coletivos de teatro negro em todo o país. O público entrará em contato com as personagens icônicas do clássico do Teatro Negro Brasileiro, Sortilégio, de Abdias Nascimento performadas por artistas da cena de São Paulo”, conta Zuhalê, que também é diretor teatral, dramaturgo, roteirista e fundador da Cia. Teatral Abdias Nascimento, em 2002, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), primeira Cia. de teatro negro em território acadêmico do Brasil.

Fundado no Rio de Janeiro em 13 de outubro de 1944, o Teatro Experimental do Negro fez da arte dramática uma ferramenta política para inserir pessoas negras na cena brasileira. O grupo se propôs a recuperar as contribuições ao país da pessoa e da cultura africana e afrodescendente, negadas por uma sociedade imbuída de conceitos pseudo-científicos e eugenistas sobre a suposta inferioridade da raça negra. Mas o TEN ultrapassou a fronteira dos palcos: promoveu cursos de alfabetização e cidadania; fundou o jornal Quilombo, referência histórica da mídia negra; criou o Museu de Arte Negra, cujo acervo, guardado pelo Ipeafro, está em exposição na mostra Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra, no Instituto Inhotim, em Brumadinho, Minas Gerais, até 2024.

Fundação do Teatro Experimental do Negro

Levando adiante o legado de Abdias Nascimento e das organizações criadas por ele, o Ipeafro escolheu a Aparelha Luzia, fundada em 2016 pela ativista, artista, crítica de arte, educadora e Deputada Estadual por São Paulo, Érica Malunguinho, para ser palco da celebração dessa data histórica. “O terreno urbano criado pela embaixadora do Museu de Arte Negra / Ipeafro, a deputada Érica Malunguinho, é foco de convivência das artes e artistas negras contemporâneas de todos os gêneros e gerações de São Paulo. A deputada é uma das várias herdeiras do legado de Abdias Nascimento e sua atuação nas artes e na política. Nada mais natural, adequado e inspirador do que realizar essa celebração na Aparelha Luzia”, diz Elisa Larkin Nascimento, autora, pesquisadora e co-fundadora do Ipeafro.

Diante da ameaça à democracia e dos recorrentes assassinatos e agressões à população negra e à comunidade LGBTQIA+ que nos afligem hoje, a celebração da companhia de teatro criada por Abdias Nascimento retoma e valoriza a atuação política deste intelectual e artista defensor dos direitos humanos, com o lançamento de dois livros que documentam sua trajetória. O livro Abdias Nascimento, a Luta na Política, de Elisa Larkin Nascimento, conta com um texto da deputada Érica Malunguinho. Ambas as autoras estarão presentes no evento para uma sessão de autógrafos, como também o ator e diretor teatral Jessé Oliveira, fundador do grupo Caixa Preta de teatro negro de Porto Alegre. Ele é autor do ensaio que traz a presença e o depoimento de protagonistas e realizadores do teatro negro atual, em todo o Brasil, para a nova edição do clássico do teatro negro brasileiro Sortilégio, de Abdias Nascimento. O livro inclui, ainda, uma entrevista com Ângelo Flávio, diretor e produtor da estreia mundial do texto definitivo de Sortilégio, que também participa da noite de autógrafos.

O evento, em comemoração ao 78° aniversário de fundação do Teatro Experimental do Negro é uma parceria institucional entre Aparelha Luzia, Editora Perspectiva, GRIOT Assessoria e IPEAFRO.

Via assessoria

Arte Divulgação