Os interessados em participar devem se inscrever no formulário abaixo e receberão em seu e-mail o link para a sala onde poderão interagir com as convidadas. A atividade acontece no dia 23 de agosto, terça-feira, às 16h.

Desmatamento e queimada em terra indígena
Floresta, Amazônia. Aldeia Kwaruja, médio Xingu, TIX – MT. Foto: Kamikia Kisedje

Afinal, as fake news realmente importam e, se importam, é possível fazer algo para enfrenta-las? Praticamente desconhecidas até pouco tempo atrás, as fake news se tornaram comuns e circulam diariamente pelos meios digitais, atingindo diversos setores e mobilizando a atenção de pessoas sobre variadas questões. No entanto, ainda sabemos pouco como são produzidas, como ganham circulação e que efeitos produzem sobre aqueles que são atingidos.

Neste momento, às vésperas das eleições e após quatro anos de um governo que comprometeu seriamente a preservação ambiental, é urgente clarear essa questão e agir. Por isso, a Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) e a Mídia NINJA se uniram em parceria para a realização de três aulões que colocam em diálogo o melhor do conhecimento produzido até agora sobre fake news e experiencias inovadoras de ativismos empenhados no combate à desinformação.

Os aulões abordam quem se beneficia economicamente com a circulação de fake news e como as pessoas comuns pagam as consequências dessa circulação; como as fake news afetam a questão ambiental, a Amazônia, os povos indígenas e as eleições; como operam as estratégias de desinformação e, sobretudo, que estratégias têm sido desenvolvidas pelo ativismo social e pelas instituições para combatê-las.

Os interessados em participar devem se inscrever no formulário abaixo e receberão em seu e-mail o link para a sala onde poderão interagir com as convidadas do aulão. A atividade acontece no dia 23 de agosto, terça-feira, às 16h.

Inscreva-se: