Sonia Guajajara foi atacada por receber um presente, Célia Xakriabá por tentar comer em um restaurante de Minas Gerais

Com a vitória de Célia e Sônia, a representatividade da mulher indígena cresceu 100% desde a última eleição. Foto: Reprodução / Jornalistas Livres

A deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG), primeira parlamentar indígena por Minas Gerais, foi alvo de ataques racistas em um restaurante na cidade Ouro Preto, no último sábado (4). De acordo com a assessoria da parlamentar, ao chegar ao estabelecimento acompanhada de duas assessoras também indígenas – Sateré Mawé e Werymehe Pataxó – elas ouviram comentários racistas.

A deputada estava na cidade para cumprir duas agendas. Após os compromissos, a parlamentar e as assessoras foram até um restaurante para uma confraternização que teria no local. Lá, elas escutaram alguns homens questionando se “índios” (palavra pejorativa para se referir às pessoas indígenas) frequentavam restaurantes.

“Índio agora vem em restaurante?; “Olha como os índios estão hoje aí”, dispararam os racistas.

Sonia Guajajara

A ministra dos Povos Indígenas Sonia Guajajara recebeu um presente da Secretária do Interior dos EUA, Deb Haaland, que também é indígena. Após publicar um agradecimento em suas redes sociais, a titular da pasta recebeu ataques racistas de grupos ultra-nacionalistas. Além de xingamentos, os agressores repetiram a falácia de que ela “aceitou migalhas em troca de espelhos”, numa alusão à crença equivocada de que indígenas teriam sido ludibriados pelos invasores portugueses dessa forma. Eles também se referiram à autoridade brasileira como “índia”, que é um termo depreciativo.

(Jornalistas Livres)

Esses ataques só mostram como a sociedade ainda enxerga os povos indígenas como pessoas que deveriam permanecer restristas a seus territórios, sem direitos plenos de cidadania. É uma violência que visa a apagar a história de luta e resistência dos povos originários desde quando os europeus invadiram o território hoje chamado Brasil.

Sônia tornou-se a mulher mais votada do Brasil, conquistando 156.963 votos e a primeira mulher indígena a ser eleita em São Paulo. “São 156.963 pessoas que acreditam que os povos indígenas devem estar no Congresso Nacional, ocupando os espaços de decisão. Isso é muito emocionante! Acreditam que podemos construir um futuro diferente, que respeite a vida das pessoas e da Mãe Terra”, disse ela ao agradecer os votos de confiança.

Célia, por sua vez, obteve 101.154 votos. “Hoje entramos para a história. Primeira deputada federal indígena eleita pelo estado de Minas Gerais e iniciamos um novo momento da história da democracia neste país. Vamos com tudo para esse novo ciclo de luta, ARIÃTÃ!”, disse ela em agradecimento.