Fotos: 1 e 2 – Mídia NINJA e 3 e 4 – Wikimedia Commons

Em carta enviada ao diretor geral da OMS, Tedros Adhanom Ghegreyesus, nesta segunda feira(4), lideranças indígenas e apoiadores pediram a criação de um fundo emergencial para que suas comunidades possam se proteger durante a pandemia do coronavírus.

A carta ainda recebe o apoio de personalidades como Sebastião Salgado, Maria Gadú, Letícia Sabatella, Opra Winfrey, Sting e ainda de instituições como Comissão Especial dos Direitos dos Povos Indígenas, a Articulação dos Povos Indígenas (APIB), Anistia Internacional, Greenpeace, Instituto Chico Mendes e outros.

Até o dia 5 de maio as organizações de base da APIB registraram a chegada da doença em 29 povos de quatro regiões do país. Com quase uma morte por dia, 28 indígenas perderam a vida para a doença no último mês e mais de 120 indígenas foram infectados.

Grande parte dos povos do país vivem em áreas remotas e com acesso limitado ao atendimento de saúde. De acordo com eles, o governo Bolsonaro não os incluiu em planos de combate ao vírus. O texto chama a atenção para a inadequação das medidas de apoio às comunidades.

A carta foi organizada pela Frente Parlamentar Mista em Direito dos Povos Indígenas é assinada pela deputada federal Joenia Wapichana, a ex-presidenta Dilma Rousseff, Marina Silva (ex-ministra do Meio Ambiente) e Carlos Ayres Britto (ex-ministro do Supremo Tribunal Federal/STF).