Algo infelizmente incomum aconteceu na Baía de Guanabara, Rio de Janeiro, recentemente. Tartarugas nadando em águas cristalinas próximo ao Aeroporto Santos Dumont foram vistas numa região que costuma estar com água escura e poluída. O autor do vídeo afirma que o isolamento devido ao coronavírus teria causado o reaparecimento de animais. Entretanto, esse não é mais um efeito do distânciamento.

Segundo o oceanógrafo e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) David Zee, a limpeza da água foi causada pela sobreposição de dois fenômenos que causaram a alta da maré. De acordo com Zee, entre os dias 5 e 6 de abril a maré subiu durante a lua cheia. O fenômeno é conhecido como maré de sizígia.

Uma outra alta foi gerada pela chegada de uma frente fria. Somadas, as marés causaram uma grande entrada de água do mar na Baia de Guanabara, empurrando para o fundo os detritos e deixando a água mais limpa.

A poluição nao é vírus, mas é uma doença que precisa ser combatida. Imagina se a popuiçãao não existisse? Poderíamos viver a beleza de cenas como essa todos os dias. Vamos refletir!