Festa está entre as 10 mais importantes do mundo em pirotecnia

Foto: Yadin Xolalpa e Moisés Rosas

Desde 4 de março, comemora-se a 33ª edição da Feira Internacional de Pirotecnia de Tultepec 2022, no México, que recebe quase 700 mil visitantes locais e estrangeiros em diferentes eventos, como concursos piromusicais, música, exibição de balões Cantolla e a famosa “queima” de touros e castelos.

Depois de duas edições canceladas pela pandemia da Covid-19, nesta edição, desfilaram pelas ruas da cidade 211 touros, feitos pelas famílias de Tultepec, para depois serem queimados, num festival de luzes e sons que reuniu 80 mil espectadores. Os organizadores informaram que não houve feridos graves.

O Diretor de Desenvolvimento de Fogos de Artifício de Tultepec, Emmanuel Reyes Urbán , assegurou que o município tem autorização do Ministério da Saúde e Sedena para realizar o grande evento e vários países participam do concurso de fogos de artifício e castelos, como Argentina, França e Itália.

Foto: Yadin Xolalpa e Moisés Rosas

A comemoração, que também reúne música ao vivo, gastronomia e exposição de balões Cantolla, manteve em todos os momentos medidas higiênicas, como arcos sanitários na entrada, medição de temperatura, uso obrigatório de máscaras faciais e gel à disposição.

Foram ocupados quatro terrenos maiores que os utilizados nas edições anteriores, com área de 38 mil metros quadrados cada, de modo que houve uma separação considerável entre os participantes.

Reyes destacou que este evento é considerado no “top 10 das mais importantes feiras pirotécnicas internacionais e a mais importante da América Latina”.

Foto: Mayolo López Gutiérrez

Além dos eventos recreativos, uma das principais atividades da feira são as oficinas com autoridades e produtores. A prioridade é Tultepec, conhecida como a Capital da Pirotecnia, seja a principal exportadora nas movimentações econômicas do evento. Os organizadores destacaram que os fabricantes hoje abastecem 70% do mercado nacional.

Foto: Mayolo López Gutiérrez

Foto: Mayolo López Gutiérrez

Foto: Mayolo López Gutiérrez

Foto: Mayolo López Gutiérrez

Publicado originalmente por Moisés Rosas, de El Heraldo de México