Foto: Ian Coelho/Mídia NINJA

Uma das pessoas pioneiras na luta contra a LGBTIfobia no Brasil, Indianarae Siqueira é um dos corpos trans e/ou não-binários que está em campanha para uma ocupação inédita na Câmara dos Deputados. Candidate pelo PT do Rio de Janeiro, Indianarae fundou a Casa Nem, casa de acolhimento de pessoas trans e travestis, e que hoje é responsável por uma série de projetos de inclusão dessa população no Estado.

Em entrevista à NINJA, Indianarae mostrava o espaço da Lapa 145 onde funciona a Kuzinha Nem, um projeto de geração de renda por meio da gastronomia vegana e introdução ao veganismo, que também conta com um espaço no Catete, na galeria Machado de Assis.

“Todos são projetos da Unidiversidade Nem da Vida”, afirma Indianarae, citando atividades feitas a partir da união dos movimentos organizados pelas redes da Casa Nem e do movimento organizado de prostitutas e profissionais do sexo. “Nas salas do Instituto Trans da Maré a gente organiza, por exemplo, desde a pandemia, a distribuição de alimentos para população trans”.

As ações partem de um acúmulo da atuação de Indianarae em diversos movimentos sociais, muitos dos quais fundou ou ajudou a fundar, como o Grupo Filadélfia de Travestis e Liberados da Baixada Santista que, no auge da epidemia de HIV/aids, pressionou órgãos públicos pela dignidade de pessoas travestis e transexuais nas políticas públicas do país.

“Não somos pautas identitárias. Somos pautas estruturantes porque nós fazemos parte da estrutura da sociedade”, afirma. “Não é possível que queiram nos separar e dizer ‘vamos discutir educação, mas não vamos discutir LGBTIfobia’. Se não estiver junto, não é uma discussão de educação”.

A canditaura de Indianarae engloba uma série de pautas sociais, da educação ao combate à fome, portanto, porque ela não está disassociada das políticas contra LGBTIfobia. “As pessoas LGBTQIAPNB+ moram, então precisam estar incluídas no acesso à moradia, elas têm saúde que precisa ser pensada. A sociedade precisa ser pensada de maneira equânime”.

Campanha de Mulher

Esta entrevista faz parte da Campanha de Mulher, projeto autônomo de visibilidade para candidaturas feministas da ELLA – Rede Internacional de Feminismos.

A Campanha de Mulher é um trabalho informativo voltado ao interesse público, não configurando assim uma propaganda eleitoral. Reafirmamos nosso comprometimento com a defesa da democracia e com as pautas defendidas pelas candidaturas progressistas.

Quer saber mais das candidatas? Siga nas redes sociais:

▪️ Instagram – instagram.com/indianaraesiqueira
▪️ Facebook – facebook.com/indi.siqueira/
▪️ Twitter – twitter.com/indianarae1

Apoie mulheres na política, compartilhe outros conteúdos dessa candidata:

▪️ Instagram – instagram.com/campanhademulher
▪️ Facebook – facebook.com/campanhademulher
▪️ Twitter – twitter.com/CampanhaMulher