.

Publicado originalmente por Tia Má

Iansã não é Santa Bárbara! Não é e não quer ser! Santa Bárbara não é Iansã e não quer ser! Duas senhoras que são a personificação da força, da determinação e de coragem de assumir suas escolhas! Por isso, eu acho absurdo resumir uma a outra! São duas! Cada uma tem a sua história!

Santa Bárbara morreu em nome da sua fé! Foi brutalmente assassinada pelo próprio pai! Um nobre chamado Dióscoro, que não aceitava ter uma filha cristã. Degolou a filha e a cabeça de Santa Bárbara rolou pelo chão, um raio riscou o céu e um enorme trovão foi ouvido pelo povo. E, para o assombro de todos, o corpo de Dióscoro caiu no chão sem vida, atingido pelo raio. Parece que a natureza se revoltou contra a atitude desse pai assassino. Depois deste fato, Santa Bárbara ganhou o status de “protetora contra relâmpagos e tempestades”, além de ser nomeada Padroeira dos artilheiros, dos mineradores e das pessoas que trabalham com fogo.

Oyá foi uma mulher que viveu vários amores, mas que sempre foi independente! Oyá é a mulher que sai em busca do sustento; ela quer um homem para amá-la e não para sustentá-la. Desperta pronta para a guerra, para a sua lida do dia-a-dia, não tem medo do batente: luta e vence.

Para quem não sabe, Iansã é um título que Oyá recebeu de Xangô, por sua bravura e dedicação para desbravar novos espaços! Mãe de nove crianças, ela seguiu lutando e quando foi preciso se transformou em búfalo para proteger suas crias, mas nunca perdeu a leveza de ser uma borboleta!

Não reduza uma a outra! São duas! Duas guerreiras que merecem nosso respeito! Salve Santa Bárbara! Epahey Oyá!