Homem usando camisa verde e amarela disparou contra pessoas que defendiam um outro partido e na hora uma senhora de 85 anos acabou caindo na hora da correria e se feriu

Foto: Divulgação/Bruno Wendel/Correio

Na manhã deste domingo (2), um homem que usava uma camisa nas cores verde e amarelo atirou contra um grupo de pessoas que defendia um outro partido, no momento em que elas chegavam para votar no Colégio Estadual Edson Carneiro, em São Caetano.

“Eram dois homens que vestiam verde e amarelo, mas apenas um atirou contra as pessoas que defendiam outro ideal político”, declarou Anilton Alcântara, coordenador da 15ª Zona Eleitoral. Segundo ele, uma senhora de 85 anos ficou ferida. “Ela usava bengala. Na hora da correria, acabou caindo e partiu a boca. Acolhemos ela e os parentes vieram e a levaram para uma unidade médica”, contou Alcântara.

Outras duas pessoas que também chegavam para votar passaram mal. “Eram também duas senhoras. Elas tinham problema de pressão. Os parentes vieram buscá-las. Mas na hora foi um pânico total porque as pessoas correram para se proteger dentro do colégio”, disse Alcântara.

O episódio não trouxe problema para a votação, informou o coordenador da zona eleitoral.

O fato foi registrado na 4ª Delegacia (São Caetano). Ninguém foi preso até o momento.

Ataque na zona sul

Dois policias militares foram baleados neste domingo (2) em frente à escola Deputado Aurélio Campos na Cidade Dutra, em São Paulo, durante as eleições. Segundo a Polícia Militar, um homem entrou na escola armado e atirou nos policiais com uma arma de fogo. Os PMs faziam a segurança do local de votação e foram pegos de surpresa pelo atirador.

Segundo a Polícia Militar, os policiais estão conscientes e recebem atendimento médico. A segurança foi reforçada e o local de votação permaneceu em funcionamento.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, afirmou que o crime foi um “ato de banditismo” e “não tem relação com a disputa eleitoral”.

“Estamos acompanhando, mas não tem relação com a disputa eleitoral, é um ato de banditismo puro”, disse Alexandre de Moraes.

Logo após o ataque, houve um novo tiroteio no local.

Por volta das 16h30, agentes da Polícia Federal chegaram ao local.

Por meio de nota, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) informou que “o tiroteio aconteceu em frente à escola e a votação foi paralisada por cerca de 40 minutos”.

Ainda de acordo com o TRE-SP, o local de votação conta com 10 seções eleitorais e tem 3.865 eleitores aptos.

Boletim geral

O Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou novo boletim da Operação de Segurança das Eleições de 2022, com informações atualizadas até 16h22 deste domingo (2). Segundo a pasta, já foram registrados 939 crimes eleitorais na votação de hoje, sendo que 233 ocorrências de boca de urna, 149 de compra de voto ou corrupção eleitoral e 33 tentativas de violar ou tentar violar o direito do voto.

Além disso, houve 40 casos de transporte irregular de eleitores, 10 crimes comuns nos locais de votação e 64 crimes contra candidatos. Considerando todos os crimes eleitorais, o Estado com o maior número de registros é Minas Gerais (97), seguido de Goiás e Paraná, ambos com 91 casos, e Acre (72).

O Ministério da Justiça informou também que, até as 16h22, foram registradas 307 prisões no contexto das eleições gerais deste domingo, o maior contingente em Roraima (38). O volume de dinheiro apreendido foi de R$ 1,969 milhão. Além disso, houve 92 incidentes de segurança pública e defesa civil e foram apreendidas 11 armas.

A pasta ainda disse que houve 20 ocorrências de falta de energia, que aconteceram em sete Unidades da Federação (Minas Gerais, Piauí, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo e Maranhão).