Foto: Reprodução / Redes Sociais

Pelo menos 300 canários-da-terra foram encontrados em gaiolas dentro de três bagagens de um homem que desembarcava de Boa Vista (RR), no Aeroporto Internacional de Brasília. Os pássaros foram detectados por agentes da Polícia Federal no terminal. Eles suspeitaram do tamanho das bagagens do passageiro e passaram as malas no equipamento de raio-x, quando descobriram as aves.

Na sequência, ele foi encaminhado à 1ª Delegacia de Polícia, na Asa Sul. O passageiro disse à polícia que as aves silvestres seriam contrabandeadas a outras regiões do país, onde seriam vendidas, cada uma, a R$ 20.

Após ser detido, o suspeito assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberado, mesmo tendo confessado ter feito isso outras 15 vezes. O flagrante se configura em crime ambiental, cuja pena é detenção de seis meses a um ano, além de multa. As leis ambientais no Brasil carecem de rigor.

Quanto aos pássaros, a Polícia Civil acionou o Ibama, que vai devolvê-los à natureza. Os canários-da-terra são alvo do tráfico de animais silvestre por terem um canto muito bonito. Eles medem cerca de 13,5 centímetros e pesam cerca de 20 gramas.