Foto: Hugo Muniz

Hoje pela manhã Recife realizava um grande ato contra o governo Bolsonaro quando os manifestantes foram surpreendidos pela repressão da Polícia Militar que atacou os presentes com bombas de gás lacrimogêneo e bala de borracha.

Um dos feridos gravemente pela violência policial foi Daniel Campelo, de 51 anos. Ele foi atingido pela Policia Militar de Pernambuco com uma bala de borracha no olho e infelizmente perdeu o globo ocular e consequentemente a visão.

Campelo foi socorrido no Hospital da Restauração, na área central da capital pernambucana. Amanhã passará por uma cirurgia no Hospital Altino Ventura, especializado em oftalmologia.

O homem, que não participada da manifestação, havia ido ao centro da capital apenas para comprar seu material de trabalho, agora terá sua vida marcada pela truculência policial contra um ato pacifico que pedia vacina e comida no prato do povo brasileiro.

Outras agressões foram registradas ao final do ato, que teve quatro pessoas detidas. Eles foram acusados de desobediência, desacato e descumprimento do art. 268 do Código Penal, e so foram liberados mediante pagamento de fiança.

A vereadora Liana Cirne, que buscava diálogo com o batalhão em ação para impedir a ação, caiu no chão ao receber um jato de spray de pimenta nos olhos. Um homem também saiu sangrando com ferimentos na cabeça decorrentes da violência da polícia.

O comandante responsável pela ação foi afastado e o governador Paulo Câmara (PSB) disse que irá investigar a operação e manterá os envolvidos afastados até concluir o inquérito e afirmou que não ordenou o ataque contra os manifestantes.

O ato que mobilizou milhares de pessoas foi organizado buscando respeitar as orientações de segurança sanitária. Os manifestantes usavam e distribuíam máscaras PFF2 e álcool para os presentes e buscavam cumprir o distanciamento social. Em fotos aéras da manifestação é possível ver todos em fila indiana e com ao menos 1 metro de distância.

Assista:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Mídia NINJA (@midianinja)