Foto: Reprodução

Por Patrick Simão, do @alemdaarena

O dia 22 de dezembro de 2013 foi histórico para o esporte brasileiro e também para cada uma das atletas que estavam em Belgrado, na Sérvia, aquele dia. Há exatos 10 anos, o Brasil conquistou o inédito título mundial de handebol feminino, em uma final emocionante contra as anfitriãs.

A campanha começou no dia 7 de dezembro, com uma vitória por 36 a 20 sobre a Argélia, com Fernanda França da Silva sendo a maior goleadora, com 9 gols. No dia 8, as brasileiras venceram a China, por 34 a 21, de novo com 9 gols de Fernanda. O Brasil voltou à quadra dia 10, contra a Sérvia pela 3ª rodada do Grupo B. Em uma prévia do que seria a final, as brasileiras triunfaram por 25 a 23, com Duda Amorim e Alexandra Nascimento sendo as maiores goleadoras, com 5 gols.

A Seleção Brasileira completou a primeira fase invicta, com mais duas vitórias. Dia 11, venceram o Japão por 24 a 20, com destaque para os 5 gols de Alexandra. Por fim, dia 13, conquistaram outra grande vitória, ao vencer a então atual campeã Dinamarca, por 23 a 18, com 7 gols de Deonise Fachinello.

Aquele time e resultados mostravam que o Brasil tinha todas as condições de ser campeão. Nas oitavas de final, elas venceram a Holanda, por 29 a 23, com 7 gols de Ana Paula Rodrigues. Nas quartas, diante da Hungria, a partida foi para a prorrogação. Em um jogo muito equilibrado, o Brasil triunfou por 33 a 31, com 10 gols de Alexandra. Na semifinal, elas enfrentaram outra grande equipe, a Noruega. O Brasil se garantiu na grande final, ao vencer por 27 a 21, com Alexandra sendo a maior goleadora com 7 gols.

O Brasil chegava a uma inédita final, dois anos após sediar o Mundial. A decisão, no entanto, seria na Sérvia, contra as donas da casa e com toda a torcida contra. Mas a torcida brasileira também era imensa, com muitos de nós lembrando até hoje de ouvir o grito de “O Brasil é campeão do mundo”, na voz de André Henning.

As equipes alternavam quem liderava o placar, com o Brasil fechando o primeiro tempo por 13 a 11. A partida tomou roteiro épico, chegando a ficar empatada em 20 a 20. Porém, nos últimos momentos, o Brasil fez dois gols e conquistou o título inédito.

Naquela partida, Alexandra fez 6 gols, Fernanda e Ana Paula fizeram 4, Duda Amorim fez 3, Deborah Hannah e Deonise marcaram 2 e Daniela Piedade fez 1. O Brasil também teve grande participação da capitã Fabiana Diniz, conhecida como Dara, de Samira Rocha, Mayara Moura, Mariana Costa, Elaine Gomes, Amanda de Andrade, Karoline de Souza e das goleiras Bárbara Arenhart e Mayssa Pessoa.

Alexandra foi a artilheira brasileira e vice-artilheira do Mundial, com 54 gols. Duda Amorim foi eleita a melhor jogadora do torneio e também a melhor jogadora do mundo, em 2014.