O intuito das campanhas é aumentar o número de doadores

Doação de Sangue. Foto: (Reprodução/Michelle Gordon/Pixabay).

Por Larissa Castro

O Dia Nacional do Doador de Sangue é comemorado hoje, 25 de novembro. O objetivo da data é homenagear os doadores e conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. Novembro é um mês de poucas doações e de estoque baixo devido às comemorações de final de ano.

No Rio de Janeiro, hospitais federais realizaram do dia 21 ao dia 25 de novembro a Semana Nacional do Doador de Sangue que tem o objetivo de ampliar a quantidade de doadores e sensibilizar as pessoas para contribuir com a causa.

Na doação, o sangue do doador é coletado, examinado e armazenado em um banco de sangue até que seja transferido para uma pessoa que precise de sangue e seja compatível. O sangue é utilizado por pessoas que precisam de cirurgia de emergência, que possuem doenças hematológicas ou câncer, por exemplo.

Em todo o país, hemocentros estão fazendo campanha nesta semana para estimular a doação de sangue. No hemocentro de Uberlândia (MG), haverá entrega de brindes para os doadores, apresentação musical e a premiação para as pessoas que já fizeram mais de 50 doações como categoria diamante.

O Hemorio, hemocentro do Rio de Janeiro, está realizando a campanha “Copa da Solidariedade” em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que vai presentear com uma camisa oficial da Seleção Brasileira os doadores mais frequentes.

Requisitos para doar sangue

De acordo com o Ministério da Saúde, os requisitos para doar são:

  • Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal); Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
  • Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe), serão aceitos documentos digitais com foto.
  • Pesar no mínimo 50 kg.
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
  • Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
  • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
  • A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para os homens e de três doações de sangue anuais para as mulheres.
  • O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.