Foto: Marcelo Casal Jr/ Agência Brasil

Depois de ter anunciado a antecipação das próximas parcelas do Auxílio Emergencial e cancelado, até agora o governo e a Caixa Econômica Federal não divulgaram as datas de pagamento da segunda e terceira parcelas do benefício a população.

Há duas semanas não acontece a liberação de novos créditos do auxílio. Em balanço divulgado pelo banco, R$ 35,5 milhões de reais haviam sido depositados para 50 milhões de brasileiros. Mas os números são os mesmos desde 30 de abril.

A previsão anterior era de pagamento nos dias 26 a 30 de maio mas a Caixa diz que aguarda o governo federal anunciar o calendário para executar as novas parcelas. De acordo com o banco, o Dataprev, órgão do governo federal responsável por analisar os cadastros e validar as pessoas aptas a receber os pagamentos precisa informar os dados do novo lote a ser pago. Existe 1,04 milhão de solicitações que ainda aguardam análise.

Os trabalhadores que recebem o Bolsa Família são os únicos que tem data certa para pagamento, pois o calendário se mantém. Enquanto isso, a população segue sem saber se e quando vai receber.