Representantes de países insulares e africanos defendem o mesmo

Secretário-geral da ONU usando tribuna da COP27 (Kiara Worth/UN)

 

Por Cauê Porcé, da cobertura colaborativa NINJA na COP27

Na última segunda-feira (7/11), o secretário-geral da ONU, António Guterres pediu para que os governos tributem os lucros inesperados das empresas de combustíveis fósseis, que reuniu quase 100 chefes de estado na abertura da Cúpula de Implementação Climática da COP27 em Sharm el-Sheikh, Egito.

“Convido todos os governos a tributar os lucros inesperados das empresas de combustíveis fósseis. Vamos redirecionar o dinheiro para pessoas que sofrem com o aumento dos preços da energia e dos alimentos e para países que sofrem perdas e danos causados pela crise climática”, disse Guterres.

Ao se pronunciarem, líderes de países em desenvolvimento criticaram o governo dos países ricos e empresas petrolíferas por não ter o devido cuidado com o aquecimento global.

“A indústria de petróleo e gás continua a ganhar quase US$ 3 bilhões diariamente em lucros. Já está na hora dessas empresas pagarem um imposto global de carbono sobre seus lucros como fonte de financiamento para perdas e danos”, disse Gaston Browne, primeiro-ministro de Antígua. Gaston falou em nome dos Pequenos Estados Insulares, atingidos por tempestades oceanicas cada vez mais violentas

Para Macky Sall, presidente do Senegal, as nações em desenvolvimento necessitam do financiamento para o enfrentamento das mudanças climáticas.