Indígenas Korubo, contatados em 2016, pela Funai – Foto: Heriverto Vagas/Acervo CGIIRC-Funai

Missionários da Missão Novas Tribos do Brasil (MNTB), grupo que vem sistematicamente fazendo incursões em territórios indígenas com o objetivo de evangelizar povos contactados e não contactados, descumpriu mais uma vez a Constituição brasileira e ignorou recomendações da Funai e do Ministério Público Federal.

Para ter acesso mais rápido e direto à terras em meio à floresta amazônica compraram um helicóptero e sobrevoaram a região do Vale do Javari, área que possui o maior concentração de povos em isolamento voluntário do mundo. Para fazer tais voos era necessário uma autorização da Funai, documento que segundo o órgão não foi emitido.

Em tempos de coronavírus, a recomendação também é para que se fechem as aldeias e não façam contatos entre não indígenas e indígenas, salvo raras excessões. A entidade religiosa desrespeitou ao menos duas regras de operações para aeronaves estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e ainda ignorou as recomendações do Grupo de Trabalho Internacional sobre povos isolados e de recente contato, que reúne organizações indígenas e não indígenas de 7 países da América do Sul orienta sobre procedimentos necessários com respeito aos povos indígenas isolados frente à pandemia do COVID-19.

A União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) está tomando medidas de isolamento das aldeias e passou orientações para que os indígenas não saiam para ir à escola ou para fazer compras. Os indígenas do povo Kanamari, um dos seis contatados a TI Vale do Javari, foram os primeiros a decidir pelo retorno às aldeias por tempo indeterminado.