Foto: Jorge Ferreira

Por Isabella Alho / Jornal A Verdade

Sob a faixa “Ocupação Manoel Aleixo: negro, canavieiro e fundador do Partido Comunista Revolucionário” nasce mais uma ocupação do movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), desta vez no município de Mauá no estado de São Paulo. No sábado (dia 5), 50 famílias de bairros pobres das periferias da cidade ocuparam organizadamente um prédio abandonado há mais de 10 anos pela prefeitura.

As famílias se organizaram para anunciar a ocupação hoje, 7 de setembro, data em que se organiza no Brasil o “Grito dos Excluídos”, dia de luta que denuncia que a independência brasileira nunca foi realizada para todo o povo.

Foto: Jorge Ferreira

“As famílias estavam expostas ao covid-19 e ao desemprego, muitas nem ao auxílio emergencial tiveram acesso, estavam abandonadas pelo Estado, assim como esse prédio. Aqui, há mais de 10 anos atrás, antes da prefeitura destruir tudo, funcionava uma escola com muitas crianças e muita vida. agora o MLB, com muita combatividade e vigilância às recomendações de saúde, devolveu função social ao prédio.” disse o Matheus Troilo morador da ocupação e Coordenador Estadual do MLB.