De Jon Batiste a Doja Cat, confira mais detalhes do Grammy Awards 2022

Em sentido horário: Tyler The Creator, Jon Batiste, Doja Cat & SZA, Jazmine Sullivan, Silk Sonic

Por Ailton Vieira

Em uma noite histórica neste domingo (04), Las Vegas esteve em chamas com a maior premiação de música do planeta. Artistas negros estiveram em evidência em importantes premiações.

Pianista, 35 anos de idade, afro-americano do estado da Luisiana, essas são algumas características do Jon Batiste, o artista mais expoente da celebração. Com o single “Freedom” e seu álbum “‘We Are”, o jovem cantor conquistou cinco estatuetas das onze categorias que concorria, incluindo a de “Álbum do ano” e “Melhor Clipe”. Vale a pena conhecer a discografia do ícone da noite!

Desde 2008 nenhum artista negro ganhava a categoria “Álbum do Ano”. Jon Batiste se tornou o 11º artista negro a vencer a categoria máxima, após 14 anos. Outkast, Michael Jackson, Lauryn Hill, Whitney Houston e Quincy Jones já venceram a categoria.

Silk Sonic, grupo formado por Bruno Mars e Anderson .Paak foram as grandes estrelas em sequência com o hit estrondoso: “Leave the Door Open”. Os artistas ganharam as categorias nas quais concorriam: “Gravação do Ano”, “Música do Ano”, “Melhor Música R&B” e o empate com Jazmine Sullivan em “Melhor Performance R&B”.

Doja Cat e SZA, grandes artistas da nova geração, levaram pela primeira vez um gramofone dourado para casa. As cantoras venceram a categoria “Melhor Performance Grupo/ Dupla Pop” com a canção “Kiss Me More’’. “Eu geralmente diminuo as coisas que eu faço, mas isso é grande!” disse Doja Cat, emocionada ao lado da SZA, ao receber o prêmio. Elas finalmente venceram!

O rapper Tyler, The Creator levou a categoria “Melhor Álbum De Rap” com o autêntico “Call Me If You Get Lost”. É a segunda vez que o artista ganha esse destaque na sua trajetória musical, além de outras indicações. Já no R&B, após 15 indicações, Jazmine Sullivan conquistou a categoria “Melhor Álbum de R&B” com as suas canções sobre feminismo e aceitação dos corpos em “Heaux Tales”. Incríveis!

No lado latino, quem se destacou foi o compositor cubano-canadense Alex Cuba, que após 3 nomeações, conquistou a categoria “Melhor Álbum Pop Latino” com seu charmoso “Mendó”. Já a campeã invicta na categoria gospel é a CeCe Winans, a artista com mais de 10 prêmios pelo Grammys, conquistou mais 3 estatuetas com seu álbum “Believe For It” e seus vocais incríveis.

Texto produzido em cobertura colaborativa do S.O.M