O MEC (Ministério da Educação) terminou o ano de 2021 com 101 milhões pagos para obras de pré-escolas em prefeituras

Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

Por Dhioran Santos para os Estudantes NINJA

Que a educação é a chave para a transformação social a gente sabe. Mas, como fazer isso em meio ao governo Bolsonaro? A cada ano de sua gestão que se passa, diminuem as verbas direcionadas à educação. Conforme pesquisas feitas pelo jornal Folha de S. Paulo, tal postura vem resultando em alta no número de imóveis de creches e pré-escolas abandonados.

O MEC (Ministério da Educação) terminou o ano de 2021 com 101 milhões pagos para obras de pré-escolas em prefeituras. Em 2019, em meio ao governo Michel Temer, o investimento foi de 495 milhões. Essa queda brusca representa tanto a negligência do Estado para com a educação pública – resultando em desmontes, quanto uma redução de 80% dos quantitativos apresentados.

Oferecer educação infantil é um dos deveres dos municípios. Ainda, o Governo Federal tem a obrigação de apoiar financeiramente. Contudo, a realidade brasileira, no que tange à construção de pré-escolas, é completamente diferente da que deveria acontecer na teoria.

Em 2022, a tendência dos cortes orçamentários é crescer. Até o presente momento, somente 93,9 milhões foram direcionados para obras dos locais mencionados. Esse valor foi obtido por meio de pesquisas feitas pela Lei de Acesso à Informação. Durante o mandato do atual presidente, apenas 12 creches foram iniciadas e entregues. A partir de dados do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), 6 dessas pré-escolas são frutos de reformas ou ampliação de escolas existentes.

Como consequência do baixo índice de investimentos em creches e pré-escolas, tem-se a queda no número de matrículas em creches públicas. Essa é a primeira redução em 20 anos no país. Em 2020, com dados analisados pelo FNDE, havia 2,44 milhões de crianças matriculadas na pré-escola. Índice esse que é menor em 0,6% do que em 2019.

A presidente do Instituto Articule, Alessandra Gotti, afirma: “Fica muito claro, e expresso em reais, o quanto a educação infantil não é prioridade do Governo Federal. A gente sabe, provado por todas as evidências, que a etapa é fundamental para o desenvolvimento infantil. Creche não é gasto, é investimento”. Posto isso, fica evidente que, com os cortes visto até aqui, a sociedade não será transformada com sucesso, já que a educação, principal arma para tal ação, vem sendo sucateada