Fotos divulgação

“Funk Brasil Entrevista” é uma série de 10 entrevistas comandadas pelo DJ e músico João Brasil com grandes nomes do funk brasileiro. Idealizada e dirigida ao lado da produtora tocavideos, a série traz em sua primeira temporada conversas com personalidades como o produtor e pioneiro DJ Marlboro, o “filho” da Furacão 2000 Jonathan Costa, e outros nomes importantes como Deize Tigrona, MC Smith e Abdullah, que para muitos é o primeiro MC de funk da história. “Funk Brasil Entrevista” estará disponível a partir do dia 19 de janeiro, sempre às terças e quintas, às 19h, no canal da Mídia Ninja no YouTube – www.youtube.com/Midianinjaoficial

A ideia central da série é investigar as origens e a trajetória do funk nos últimos 30 anos, como um dos gêneros mais duradouros da música nacional, em suas mais diversas fases, através de seus hits incontestáveis e de seus grandes personagens.

Ao longo dos 10 episódios, João conversa ainda com Sabará, um dos criadores do Passinho; Padilha, do “Rap do Betinho”; Sabãozinho, o criador da batida do tamborzão; Maromba, conhecido pelas letras de humor; e MC Galo, autor do clássico “Rap da Rocinha”.

“Pensei em uma linha do tempo onde você consegue entender o início do DJ Marlboro, os personagens dos anos 1990, a revolução do tamborzão quase nos anos 2000, até chegar nos nomes de hoje”, conta João, responsável também pela pesquisa e pelo roteiro do projeto.

“Funk Brasil Entrevista” conta essa jornada pela voz de seus protagonistas. Quem conta essa história, é quem faz. E nada melhor do que ouvir os criadores de um estilo que, embora ainda muito marginalizado, é, cada vez mais, uma parte maior de um país com as mais diversas vozes. “[…] Foi um festival que a equipe Cash Box fez em 1989. E o melhor funk que falasse da Rocinha ia ganhar uma gravação na rádio e um cachê. E ali eu fiz o ‘Rap da Rocinha’, que é o hino da comunidade até hoje. E até hoje eu estou aí, vivendo do funk”, conta MC Galo, ao lembrar dos seus versos que resumem muito da história do funk: “Olêlê, olalá / A rocinha pede a paz pro baile não acabar”.

João Brasil entrevistando Deize Tigrona

Episódios:

1- DJ Marlboro – Malboro fala sobre o começo da ideia que viria se tornar o Funk Brasil, desde sua relação com Hermano Vianna, o início dos bailes, ao espaço dado pela apresentadora Xuxa ao gênero e os novos projetos para o estilo, que acabou de completar 30 anos em alta rotação.

2- Abdullah – Abdullah é, para muitos, o primeiro MC de funk. Esteve junto ao DJ Marlboro desde o início e participou da experimentação que deu origem ao álbum “Funk Brasil, Vol. 1” (1989), considerado o marco zero do gênero.

3- Deize Tigrona – Deize conta, entre assuntos como suas origens e influências, sobre como o funk a levou para a Europa como uma representante do gênero. No papo, ela fala ainda sobre acabou sendo sampleada pela cantora e rapper britânica M.I.A..

4- MC Smith – Desde cantar num bar para conseguir clientes pro dono do local até uma batida policial que o surpreendeu em sua casa, Smith conta histórias que dizem muito sobre a realidade do funk e de quem o faz.

5- MC Galo – Um dos principais MCs da primeira geração do funk dos anos 90, Galo fala de como o seu “Rap da Rocinha” virou um hino da comunidade e lhe trouxe reconhecimento.

6- Sabãozinho – Sabãozinho conta, entre outras coisas, como chegou na batida que ficou conhecida como Tamborzão e mudou a cara e o som do funk a partir dos anos 2000.

7- MC Maromba – Um dos representantes do funk com humor, Maromba fala das suas origens e de como Mamonas Assassinas e Raimundos influenciaram sua música.

8- MC Sabará – Sabará é um dos criadores do Passinho, febre que cresceu e virou parte importante do funk nos últimos anos. “Moleque Transante”, que saiu do YouTube e chegou às pistas, foi um hit do Rio Shock, grupo que ele criou com o próprio João Brasil ao lado do dançarino Safadin Dancy.

9- MC Padilha – O MC destaca como o disco “Funk Brasil, Vol. 1” o levou ao gênero e a importância de referências como Abdullah e MC Batata, como grandes nomes naquele começo. Padilha destaca ainda as letras de funk com consciência, como o “Rap do Betinho”, da dupla com MC Marcelo nos anos 90, que fala da fome, tema central da luta do sociólogo e ativista Betinho.

10- Jonathan Costa Filho de Rômulo e Verônica Costa, Jonathan conta como cresceu dentro do universo da Furacão 2000, do começo como MC ainda criança e como seguiu na carreira depois de ser proibido de cantar pelas autoridades.

“FUNK BRASIL ENTREVISTA”
Apresentação: João Brasil
Direção: João Brasil, Fernando Neumayer e Luís Martino
Produzido por tocavideos, João Brasil e Caco de Vidro