Francia citou agenda com ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva

Francia acredita que Brasil e Colômbia também possam liderar uma política de justiça racial (Mídia Ninja)

 

A vice-presidente da Colômbia, Francia Márquez conversou com a reportagem da Mídia Ninja sobre o momento favorável à negociação entre os dois países, que se descortina com a eleição de Lula como novo presidente do Brasil.

“Estamos felizes pela vitória de Lula e prontos para trabalhar com ele na proteção da Amazônia”, disse. Francia também comentou sobre as discussões bilaterais sobre a criação de um fundo para proteção do bioma. E que logo, teria agenda com a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que também participa da COP27, no Egito.

“É uma mulher que reconheço muito, que lutou muito, assim como eu e outras mulheres negras, pela vida e contra o racismo”. Destacou ainda, o engajamento de Marina pela defesa do território amazônico. A vice-presidente disse que deseja que o Brasil e a Colômbia liderem juntos, uma política de justiça racial. “São os países com maior número de populações afrodescendentes. É preciso avançar”.

Segundo Francia, a Colômbia também tem um recado claro aos governantes globais do Norte: “se querem salvar este planeta, têm que se comprometerem com a transição energética”.

Confira trechos da nossa entrevista: