Devolução das fotografias para Salgado aconteceu após o fotógrafo criticar a política indigenista de Bolsonaro

Indígenas Korubo, Vale do Javari, Amazonas. Foto: Sebastião Salgado

Por Cley Medeiros

O brasileiro Sebastião Salgado é um dos fotógrafos mais famosos do mundo e algumas de suas fotografias decoravam a sede da, à época, Fundação Nacional do Índio, que passou a utilizar o nome correto: Fundação Nacional dos Povos Indígenas, até serem devolvidas a ele, em 2020, durante a gestão de Jair Bolsonaro. Agora, as fotos estão retornando à sede da Funai.

A devolução das fotografias para Salgado aconteceu após o fotógrafo criticar a política indigenista de Bolsonaro durante a pandemia de Covid-19. De acordo com a coluna de Mônica Bergamo na Folha de S.Paulo, isso teria sido a razão pela qual o presidente da Funai na época, Marcelo Xavier, devolveu 15 fotos para o criador.

Indígenas Korubo, Vale do Javari, Amazonas. Foto: Sebastião Salgado/Agência Brasil

As obras, avaliadas em quase R$ 1 milhão, são provenientes de um trabalho feito por Salgado em colaboração com a Funai em 2017, durante uma expedição com o povo indígena korubo, do Vale do Javari, no Amazonas. Os quadros, que estavam espalhados em diversas salas pela sede da Funai em Brasília, ficaram sob a guarda do Ministério Público Federal enquanto aguardavam a resolução do caso.

Durante as celebrações do Abril Indígena, um evento especial organizado pela Funai que contará com diversas ações em favor dos povos originários ao longo do mês, espera-se que as fotografias sejam devolvidas e exibidas nas paredes da sede da fundação.