Foto: Eduardo Matysiak

O empresário Luciano Hang, conhecido como Véio da Havan, promoveu um ataque contra o fotojornalista Eduardo Matysiak por denunciar em imagens um ônibus estacionado irregularmente próximo a um hotel em Curitiba (PR). O “ônibus patriota”, de responsabilidade do dono das lojas Havan, é usado pelo empresário em suas atividades políticas e foi flagrado por Matysiak em um estacionamento proibido na noite da última quarta-feira (6).

As imagens foram usadas pela mídia local e o bolsonarista foi multado pela Superintendência de Trânsito (Setran). Ainda caberia guincho contra o veículo, mas a Secretaria de Transportes não teve capacidade para retirar o ônibus, conforme informado na Revista Fórum. Hang reclamou que havia outros veículos irregulares, mas as imagens mostram que só o ônibus do empresário estava estacionado no local.

A repercussão deixou Hang irritado, que atacou o fotógrafo em suas redes. Além disso, o empresário expôs os contatos de Matysiak estimulando seus apoiadores a promoverem um assédio virtual em massa. Desde então, Matysiak vem sofrendo uma enxurrada de ataques de seguidores de Hang.

“Estava fazendo meu trabalho como fotógrafo e jornalista. Estou chocado com mais esse episódio de ataque à imprensa e a nossa liberdade de atuação e de expressão”, destacou Matysiak em publicação na Carta Capital. “Claramente é mais uma forma de cercear a atuação de jornalistas”. Atualmente, ele está sob amparo jurídico para se defender contra os ataques.

Foto: Eduardo Matysiak

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo emitiu uma nota em repúdio a Luciano Hang. A entidade reforça que não é a primeira vez que o empresário incita seguidores a promoverem assédio virtual, intimidação e ataques diretos a quem o denuncia.

“A Abraji espera que as autoridades locais e as plataformas de redes sociais tomem as medidas cabíveis para combater a ação de Hang e de seus seguidores, que tentam, mais uma vez, atacar a liberdade de imprensa”, informou a Associação em nota. “E lembra que Hang é uma das figuras públicas que agem de forma sistemática para intimidar jornalistas, promovendo assédio judicial contra profissionais e veículos, numa evidente tentativa de cercear o trabalho de informar a sociedade”.

Leia a nota completa da Abraji:

Abraji repudia mais um ato de Luciano Hang contra a liberdade de imprensa

A Abraji repudia com veemência a atitude do empresário Luciano Hang de expor o fotojornalista Eduardo Matysiak, de Curitiba (PR), incitando ataques contra ele. Matysiak fez um registro do ônibus “Patriota”, usado por Hang para atividades políticas, estacionado em local proibido na capital paranaense. O ônibus foi multado, e as imagens da irregularidade foram publicadas na imprensa local e em sites nacionais. O flagrante irritou o empresário, que, na sexta-feira (8.abr.2022), expôs o jornalista em suas redes sociais, acusando-o de agir por motivação política, numa clara tentativa de desqualificar seu trabalho.

O empresário disse ainda que outros veículos estavam estacionados de modo irregular, colocando-se como vítima de um conluio. No entanto, na imagem feita por Matysiak, apenas o ônibus “Patriota” está estacionado no local.

Depois da publicação de Hang, seus apoiadores passaram a atacar o fotógrafo nas redes, sobretudo com mensagens de cunho sexual e homofóbico. Procurado pela Abraji, Matysiak informou que buscou apoio jurídico para conter os ataques.

A Abraji espera que as autoridades locais e as plataformas de redes sociais tomem as medidas cabíveis para combater a ação de Hang e de seus seguidores, que tentam, mais uma vez, atacar a liberdade de imprensa. E lembra que Hang é uma das figuras públicas que agem de forma sistemática para intimidar jornalistas, promovendo assédio judicial contra profissionais e veículos, numa evidente tentativa de cercear o trabalho de informar a sociedade.

A Abraji se solidariza com Eduardo Matysiak e com todos os(as) profissionais que têm enfrentado esse tipo de assédio por parte do empresário, que não admite ter seu comportamento fiscalizado e denunciado, ainda mais quando as informações são de interesse público.

Diretoria da Abraji, 9 de abril de 2022.